O Templo de Salomão na IURD no bairro do Brás:

o Israel Mítico na construção do lúdico ao sagrado

Autores

  • Carlos Gonçalves da Fonseca UFRRJ
  • Naara Luna UFRRJ

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar parte da etnografia realizada sobre o Templo de Salomão da IURD, destacando como são formadas as identidades religiosas no Templo e a construção da narrativa do Templo como “lugar para todos” a partir da figura do turista. Uso dados obtidos pela pesquisa bibliográfica, pela etnografia realizada no Templo de Salomão em São Paulo no ano de 2018 e a partir de entrevistas feitas em 2021. O Templo de Salomão trouxe transformações no bairro do Brás que moldaram o campo religioso do local, influindo também nas ofertas de cultos e serviços do Templo de Salomão. A arquitetura do Templo e as experiências para além do culto são construídas conjuntamente em referência aos elementos de Israel Mítico e Judaicos e possibilitam aos visitantes, aos membros e aos turistas/visitantes que ali vão experimentações religiosas, lúdico/turísticas e/ou conformação e constituição de identidades.

Biografia do Autor

Carlos Gonçalves da Fonseca, UFRRJ

Mestrando em Ciências Sociais na UFRRJ no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade. Tem como área de pesquisa a Antropologia da Religião.

Naara Luna, UFRRJ

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), onde concluiu seu pós-doutorado (2010). Professora associado D2 de Antropologia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFRRJ.

Downloads

Publicado

23-03-2022

Como Citar

FONSECA, C. G. da .; LUNA, N. . O Templo de Salomão na IURD no bairro do Brás:: o Israel Mítico na construção do lúdico ao sagrado. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 28, n. 56, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/29053. Acesso em: 25 abr. 2024.