Fronteiras sociais e geográficas para o protagonismo jovem: desafios e possibilidades diante dos riscos climáticos em Curitiba
Resumo
Diante da emergência climática que se mostra evidente, acentuam-se as preocupações com o futuro. Com isso, fica também ainda mais adensado nosso dever de cuidar de nossos jovens e crianças. A partir deste cenário, este artigo centra-se na problemática: quais são as fronteiras sociais e geográficas enfrentadas pela juventude diante dos riscos climáticos a que estão suscetíveis? O objetivo central é discutir o processo de construção de autonomia da juventude protagonista a partir de seus lugares sociais, com foco em Curitiba. A estratégia metodológica consiste em revisão de literatura e estudo de caso dos riscos climáticos enfrentados pelos jovens da capital paranaense. Compreendemos que situações fronteiriças incidem nos seus processos de desenvolvimento pleno. Adotamos o arcabouço teórico-metodológico da interseccionalidade (Collins; Bilge, 2021), da pedagogia crítica (Freire, 2019, hooks, 2017) e do pensamento complexo (Morin, 2005; Pena-Vega, 2023). Identificamos a educação e a comunicação sobre a crise climática como espaços de transgressão de tais fronteiras sociais e geográficas.
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