Crise Hídrica e Sustentabilidade: Tecnologias e Estratégias de Redução do Consumo de Água em Frigoríficos
Resumo
Este artigo teve como objetivo pesquisar as tecnologias desenvolvidas sobre as tecnologias que tem sido empregada para a redução de água em frigoríficos. Para isso utilizou-se de pesquisa é exploratória e bibliográfica, com levantamento de dados em quatro plataformas científicas principais: The Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC). O setor de frigoríficos se destaca como o maior consumidor de água na região Oeste, e a crise hídrica, presente na região desde 2019, tem afetado o setor, que, como medida paliativa, recorre à perfuração de poços. A pesquisa constatou que a instalação de frigoríficos segue o traçado do mapa do Aquífero Guarani. No entanto, observou-se uma carência de estudos nessa área, com a identificação de apenas três artigos e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o tema. Além disso, esses estudos não apresentam o desenvolvimento e a implementação de novas tecnologias pelo setor, mas apenas sugerem técnicas já existentes, utilizadas em outros países. Os trabalhos abordam as etapas do processo produtivo que demandam maior consumo de água, destaca a necessidade de atuação sobre essas fases e ressaltam a importância de o setor frigorífico se preocupar com a preservação da água, desenvolvendo tecnologias voltadas para a redução do consumo, uma vez que é o maior consumidor de um recurso que pertence a todos.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.