Uma reflexão interdisciplinar sobre a surdocegueira no âmbito educacional

Autores

  • Clarice Fabiano Costa Palavissini
  • Rosinéia dos Santos Aragão Sanches
  • Letícia Natsumi Yoshida
  • Cyntia Karla Sorgatto Bueno
  • Lourdes Aparecida Della Justina
  • Helaine Maruska Vieira Silva

Resumo

O presente trabalho aborda o histórico da surdocegueira a partir de uma análise interdisciplinar que abrange áreas como a educação especial, a psicologia, a prática docente e as políticas educacionais no atendimento às pessoas surdocegas no Brasil. Por meio de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa exploramos o histórico da surdocegueira, personagens e instituições que colaboraram com a teoria e a prática docente no tratamento com estudantes surdocegos, considerando marcos históricos, influências internacionais, evolução e alterações das legislações e políticas públicas para este público-alvo. Nesse sentido, é importante ressaltar que uma abrangência interdisciplinar é urgente para galgar avanços nas políticas nacionais na perspectiva da inclusão educacional no intuito de contribuir para o atendimento dos estudantes surdocegos.

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Publicado

03-09-2025

Como Citar

PALAVISSINI, C. F. C.; SANCHES , R. dos S. A.; YOSHIDA , L. N.; BUENO , C. K. S.; JUSTINA , L. A. D.; SILVA , H. M. V. Uma reflexão interdisciplinar sobre a surdocegueira no âmbito educacional. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 32, n. 63, p. 21, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/36082. Acesso em: 21 dez. 2025.

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