Tecnologias digitais e DUA: reflexões para uma escola inclusiva para a pessoa com TEA
Resumo
Este estudo aborda a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental, focando no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). O objetivo foi analisar como essas ferramentas podem promover um ambiente educacional mais inclusivo. O DUA é uma abordagem educacional que visa garantir que todos os estudantes, independentemente de suas singularidades, possam ter acesso aos conhecimentos de maneira significativa e personalizada. Nesse cenário, as TDICs surgem como uma ferramenta importante para facilitar o atendimento das mais diversas especificidades dos estudantes com TEA, promovendo recursos diversificados, adaptação dos conteúdos e acesso a distintas maneiras de expressão e comunicação. A pesquisa, qualitativa e descritiva, foi realizada a partir de debates na disciplina de TDICs do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da UEPG, em 2024. As análises fundamentaram-se nas normativas legais, como a LDB, PNE, BNCC, PNEEPEI e LBI, e nas contribuições teóricas Moran (2017), Orrú e Mantoan (2019) e Heredero (2020). O estudo evidencia como as práticas inclusivas podem ser implementadas com o uso dessas abordagens, atendendo às necessidades dos alunos com TEA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.