Tecnologias digitais e DUA: reflexões para uma escola inclusiva para a pessoa com TEA

Autores

  • Carmen Frantz Kliemann
  • Telma Alves Teixeira
  • Sandra Aparecida Machado

Resumo

Este estudo aborda a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental, focando no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). O objetivo foi analisar como essas ferramentas podem promover um ambiente educacional mais inclusivo. O DUA é uma abordagem educacional que visa garantir que todos os estudantes, independentemente de suas singularidades, possam ter acesso aos conhecimentos de maneira significativa e personalizada. Nesse cenário, as TDICs surgem como uma ferramenta importante para facilitar o atendimento das mais diversas especificidades dos estudantes com TEA, promovendo recursos diversificados, adaptação dos conteúdos e acesso a distintas maneiras de expressão e comunicação. A pesquisa, qualitativa e descritiva, foi realizada a partir de debates na disciplina de TDICs do  Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da UEPG, em 2024. As análises fundamentaram-se nas normativas legais, como a LDB, PNE, BNCC, PNEEPEI e LBI, e nas contribuições teóricas Moran (2017), Orrú e Mantoan (2019) e Heredero (2020). O estudo evidencia como as práticas inclusivas podem ser implementadas com o uso dessas abordagens, atendendo às necessidades dos alunos com TEA.

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Publicado

03-09-2025

Como Citar

KLIEMANN, C. F.; TEIXEIRA, T. A.; MACHADO, S. A. Tecnologias digitais e DUA: reflexões para uma escola inclusiva para a pessoa com TEA. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 32, n. 63, p. 23, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/36084. Acesso em: 12 set. 2025.