Inclusão no ensino superior: desafios e avanços no atendimento educacional especializado a estudantes com transtornos específicos da aprendizagem

Authors

  • Leticia Zago de Oliveira
  • Claudineia Aparecida de Oliveira Pelin
  • Flávia Pereira dos Santos

Abstract

O presente artigo tem como finalidade discutir os desafios e avanços no atendimento educacional especializado a estudantes com transtornos específicos de aprendizagem, dislexia, disgrafia e discalculia, no ensino superior. O estudo discute os desafios enfrentados por esses estudantes, analisando os aspectos neurobiológicos, cognitivos, socioculturais e pedagógicos desses transtornos de aprendizagem na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, com foco nas barreiras enfrentadas no contexto acadêmico. O objetivo é destacar a importância da formação continuada e especializada dos docentes de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o desenvolvimento e a implementação de estratégias pedagógicas inclusivas, que considerem as especificidades de cada transtorno. O artigo contribuirá para a discussão de práticas pedagógicas baseadas em evidências, o uso de tecnologias assistivas e adaptações curriculares que promovem a permanência e o sucesso acadêmico desses estudantes. Serão debatidas e refletidas as políticas institucionais de inclusão no ensino superior, voltadas à construção de ambientes acessíveis e à garantia de uma educação equitativa e de qualidade, com o intuito de fortalecer a integração entre pesquisa, ensino e práticas inclusivas eficazes.

Published

03-09-2025

How to Cite

OLIVEIRA, L. Z. de; PELIN, C. A. de O.; SANTOS, F. P. dos. Inclusão no ensino superior: desafios e avanços no atendimento educacional especializado a estudantes com transtornos específicos da aprendizagem. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 32, n. 63, p. 16, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/36087. Acesso em: 11 sep. 2025.

Most read articles by the same author(s)