Inclusão no ensino superior: desafios e avanços no atendimento educacional especializado a estudantes com transtornos específicos da aprendizagem
Abstract
O presente artigo tem como finalidade discutir os desafios e avanços no atendimento educacional especializado a estudantes com transtornos específicos de aprendizagem, dislexia, disgrafia e discalculia, no ensino superior. O estudo discute os desafios enfrentados por esses estudantes, analisando os aspectos neurobiológicos, cognitivos, socioculturais e pedagógicos desses transtornos de aprendizagem na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, com foco nas barreiras enfrentadas no contexto acadêmico. O objetivo é destacar a importância da formação continuada e especializada dos docentes de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o desenvolvimento e a implementação de estratégias pedagógicas inclusivas, que considerem as especificidades de cada transtorno. O artigo contribuirá para a discussão de práticas pedagógicas baseadas em evidências, o uso de tecnologias assistivas e adaptações curriculares que promovem a permanência e o sucesso acadêmico desses estudantes. Serão debatidas e refletidas as políticas institucionais de inclusão no ensino superior, voltadas à construção de ambientes acessíveis e à garantia de uma educação equitativa e de qualidade, com o intuito de fortalecer a integração entre pesquisa, ensino e práticas inclusivas eficazes.
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