A concentração geográfica da sociedade civil global: ONGs presentes nas conferências da ONU e da OMC
Resumo
A participação de organizações não governamentais (ONGs) em conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial do Comércio (OMC) foi um tema bastante estudado e debatido na década de 1990. Representantes de 11.921 ONGs conseguiram credenciamento para as conferências sociais globais da ONU e para as conferências ministeriais da OMC, entre 1992 e 2005. Parecia possível dizer que a crescente presença de atores não estatais em encontros que eram destinados aos chefes de Estado e seus representantes, poderia indicar que estava surgindo uma sociedade civil global. Duas críticas a essa ideia era que: (1) a sociedade civil não era global porque seus atores estavam concentrados em países do Norte, reforçando o desnível Norte-Sul, com predomínio numérico e político de ONGs com sede no Norte sobre as do Sul; e (2) a concentração das ONGs espelhava as constelações de poder em âmbito internacional, sendo que a maioria tinha sede em países localizados no eixo Europa ocidental e América Anglo-Saxônica. Para discutir tais críticas, analisamos a distribuição geográfica das sedes das ONGs credenciadas para seis eventos da ONU e seis da OMC. Considerando que uma sociedade civil global deveria incluir todas as pessoas que habitam o planeta, foi importante constatar de onde eram as ONGs que efetivamente presenciaram ou participaram das discussões e decisões a respeito de questões que afetam potencialmente todos os seres humanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.