A FAVELA FORA DO LUGAR: SOBRE A APROPRIAÇÃO DO FUNK CARIOCA PELAS CLASSES MÉDIAS E SEUS IMPACTOS NAS DISTÂNCIAS ENTRE GRUPOS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v18i35.8999Palabras clave:
Funk carioca. Consumo cultural. Distância social. Juventude. Estigma.Resumen
O artigo analisa o fenômeno de apropriação do funk carioca por um grupo dejovens das classes médias, procurando apontar as relações sociais que esse grupo desenvolvecom os estratos mais pobres, tradicionais produtores desse estilo musical. O objetivo édemonstrar que a apropriação de aspectos da cultura de um grupo por outro não resulta emum estreitamento automático dos vínculos sociais existentes entre os mesmos. Além debibliografia referente ao tema, serão apresentados trechos dos depoimentos de 23 jovensentre 17 e 25 anos, moradores de bairros de classe média da cidade do Rio de Janeiro.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.