ARTÍSTICA, POPULAR, POPULARESCA: O MODERNISMO E AS FRONTEIRAS DA MÚSICA BRASILEIRA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1950

Autores

  • André Egg Egg

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v20i39.9776

Palavras-chave:

Música popular, modernismo, música brasileira, Mário de Andrade, Guerra Peixe.

Resumo

Este trabalho parte da noção de música popular no “Ensaio sobre a música brasileira”(1928) de Mário de Andrade, e avança pelas observações do escritor e crítico modernistasobre a música popular lançada em disco no início da década de 1930. Como contraponto àcomplexa relação de Mário de Andrade com a música popular, em um segundo momento otexto analisa várias opiniões do compositor Guerra Peixe, e a maneira como a relação entremúsica artística e música popular passam a ser discutidas no Brasil no final da década de 1940e ao longo da década de 1950.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

EGG, A. E. ARTÍSTICA, POPULAR, POPULARESCA: O MODERNISMO E AS FRONTEIRAS DA MÚSICA BRASILEIRA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1950. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 20, n. 39, p. 85–112, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v20i39.9776. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/9776. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos