A TENTATIVA DE MANUTENÇÃO DAS LÍNGUAS DE IMIGRAÇÃO: trajetória da língua alemã pelo CELEM de Marechal Cândido Rondon (PR)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v14i31.17783Palavras-chave:
CELEM, Marechal Cândido Rondon, Língua alemã, Políticas linguísticas.Resumo
O propósito deste artigo é traçar o percurso histórico da implantação do Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) com a oferta do ensino e aprendizagem da língua alemã no município de Marechal Cândido Rondon (PR). Trata-se de uma política linguística do Governo do Estado, iniciada na década de 1970, com a finalidade principal de manutenção das línguas de imigração presentes no Paraná. Para tanto, a abordagem teórica está amparada na Sociolinguística com atenção voltada a contextos de minorias linguísticas, a partir de análises documentais e de entrevistas advindas da Tese de Doutoramento, defendida em 2015. Constatou-se que, o ideal previsto, inicialmente, de estimular e facilitar a inclusão dessas línguas nos currículos plenos até hoje não foi concretizado no estado, além disso, o curso de língua alemã, metodologicamente ensinada como língua estrangeira, tem apresentado um alto índice de desistência dos participantes e, assim, não auxiliando na preservação e/ou resgate da língua de imigração da localidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.