O brasildeutsch como fator de conservação da língua alemã no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v4i7.2361Palavras-chave:
Brasildeutsch, língua alemã, sociolingüísticaResumo
Os imigrantes alemães, que a partir do século XIX vieram ao Brasil, trouxeram consigo, além dos sonhos de uma vida melhor, também sua língua e cultura. Na nova pátria brasileira as diversas variedades regionais, suas línguas maternas, em boa parte mesclaram-se entre si formando o Hunsrückisch. Esta mescla recebeu numerosos elementos da língua portuguesa formando o Brasildeutsch. Este fato foi, e está sendo, uma das causas fundamentais para a conservação da língua alemã no Brasil, como diversos autores que analisaremos, atestam. Caso a língua alemã tivesse se mantido pura, isto é sem mesclar-se com a língua portuguesa, esta, como comprova a situação de numerosas ilhas lingüísticas pelo mundo afora, com certeza, não teria sobrevivido com a intensidade com que ainda é falada em muitas regiões, principalmente, no sul do Brasil. É nosso objetivo, através do presente trabalho, fazer uma análise dos autores que, ao longo destes 200 anos da presença da língua e cultura alemãs no Brasil, abordaram este aspecto e confirmam nossa hipótese.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.