CRENÇAS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UM PANORAMA DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL

Autores

  • Nicleide Maria do NASCIMENTO Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Elieudo de OLIVEIRA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Marcos Nonato de OLIVEIRA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i37.23691
Agências de fomento

Palavras-chave:

Crenças. Ensino-aprendizagem de línguas. Dissertações.

Resumo

O estudo das crenças sobre o ensino-aprendizagem de línguas tem despertado interesse de pesquisadores nos cursos de pós-graduação no campo da Linguística Aplicada, por se tratar de um assunto que traz muitas implicações para a sala de aula.  Este trabalho tem como objetivo investigar as pesquisas em crenças sobre o ensino-aprendizagem de línguas, apresentando um panorama das dissertações produzidas nos programas de pós-graduação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, descritiva e interpretativista. Para isso, apresentamos quantitativamente as dissertações produzidas nos cursos de pós-graduação no Brasil desde a década de 90, e analisamos, sob uma abordagem qualitativa, as dissertações produzidas no ano 2018, nos reportando aos seguintes aspectos: os objetivos pretendidos por essas pesquisas, a metodologia utilizada e os resultados alcançados. Enfatizamos a relevância dessas pesquisas para (re)construção de práticas pedagógicas e para melhoria do processo de ensino-aprendizagem de línguas. Os resultados mostram um crescente interesse pelas pesquisas em crenças e a importância dessa temática para as discussões, reflexões e para as ressignificações das práticas de ensino de línguas.

REFERÊNCIAS

AVILA, A. P.; MARCHESAN, M. T. N. Crenças sobre avaliação da aprendizagem: o dizer de uma professora de espanhol de escola pública. Doutorado em LETRAS Instituição de Ensino: Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria - RS, 2018.

BARCELOS, A. M. F. Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: estado da arte. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 71-92, 2001.

_______. Crenças sobre aprendizagem de língua, Linguística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, vol. 7, n 1, p. 123-156, 2004.

_______. Reflexões acerca de mudanças de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 7, n. 2, p. 109-138, 2007.

BOMFIM, B. B. S. B.; CONCEIÇÃO M. P. Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 8, n. 1, p. 54-67, 2009.

HAUS, C. Ensino de pronúncia sob a perspectiva do inglês como língua franca: crenças e práticas de professores de inglês do CELIN - UFPR'. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Instituição de Ensino: Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. 

LIMA, M. A. M. de. Formação leitora e literária de graduando(a)s de letras/espanhol da UECE: um estudo sobre a relação crenças- formação-prática de uma professora de espanhol'. 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Instituição de Ensino: Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza – CE, 2018. 

MACHADO, A. S. Crenças, experiências e ações de uma professora de inglês não licenciada: um estudo de caso '. 2018. 164 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Instituição de Ensino: Universidade de Brasília, Brasília, 2018. 

MONTE, H. S. Crenças e experiências de professores sobre as tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino Instituição de Ensino). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros – RN, 2018.

NUNES, D. A. A construção da autonomia na sala de aula de línguas: uma análise das crenças, ações e reflexões de uma professora de inglês (LE). 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Instituição de Ensino: Universidade de Brasília, Brasília, 2018. 

PALMER, M. M. Beliefs, identities and social class of English language learners - a comparative study between the United States and Brazil' 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em LETRAS). Instituição de Ensino: Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, 2018.

SANTOS, G. F. Crenças de professores(as) de línguas a respeito da inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em suas práticas'. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea). Instituição de Ensino: Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2018. 

SANTOS, L. I, S. Crenças e ensino de línguas – uma entrevista com Ana Maria Ferreira Barcelos. Revista de Letras Norte@mentos. Estudos Linguísticos, Sinop, v, 2, n. 4, p. 191-194, 2009.

SANTOS, S. L. C. Crenças de alunos sobre Ensino e aprendizagem de Espanhol'. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Instituição de Ensino: Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, 2018.

SCHNEIDER, E. M.; FUJII, R. A. X.; CORAZZA, M. J. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.5, n.9, p. 569-584, dez. 2017.

SILVA, A. R. R. A(s) crença(s) constitutiva(s) de uma professora em relação ao uso da música como recurso didático para o ensino de Língua Estrangeira (Inglês): relação entre crenças contextuais, reflexividade e criticidade'. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura). Instituição de Ensino: Universidade Federal do Tocantins, Araguaína - TO, 2018. 

SILVA, K. A. Crenças sobre o ensino aprendizagem de línguas na Linguística Aplicada: um panorama histórico dos estudos realizados no contexto brasileiro. Linguagem & Ensino, v. 10, n. 1, p. 235-271, 2007.

SPITZ, C. A. Crenças no ensino-aprendizagem do Português como Língua de Herança: problematizações acerca da “aula de PLH” como espaço de letramento, atravessamento e constituição social'. 2018. 145 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Instituição de Ensino: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

Recebido em 18-12-2019 | Aceito em 16-02-2020


Biografia do Autor

Francisco Elieudo de OLIVEIRA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010). Possui especialização em Linguística Aplicada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Aluno do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE) do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), vinculado ao Departamento de Educação do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Marcos Nonato de OLIVEIRA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN (1993); Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará/UECE (2004); Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2011). É professor (Adjunto IV) da UERN desde 1994, professor do Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino/PPGE, coordenador do PIBID/INGLÊS e Líder do grupo de pesquisa Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras/EALE, lotado no Departamento de Letras Estrangeiras/DLE, no campus profa. "Maria Elisa de Albuquerque Maia"/CAMEAM. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com os seguintes temas: crenças e experiências sobre o ensino-aprendizagem de línguas (língua inglesa e materna), livro didático, tecnologias digitais aplicadas ao ensino de línguas. Em sua experiências de administração e de comissões estão: a chefia do Departamento de Letras e a sua participação como representante do CAMEAM na Pró-Reitoria de Extensão - PROEX.

Downloads

Publicado

27-02-2020

Como Citar

NASCIMENTO, N. M. do; OLIVEIRA, F. E. de; OLIVEIRA, M. N. de. CRENÇAS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UM PANORAMA DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 37, p. 71–83, 2020. DOI: 10.48075/rt.v16i37.23691. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23691. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Temas Livres e Representações sociais, linguísticas e identitárias