CRENÇAS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UM PANORAMA DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL

Authors

  • Nicleide Maria do NASCIMENTO Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Elieudo de OLIVEIRA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Marcos Nonato de OLIVEIRA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i37.23691
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Keywords:

Crenças. Ensino-aprendizagem de línguas. Dissertações.

Abstract

O estudo das crenças sobre o ensino-aprendizagem de línguas tem despertado interesse de pesquisadores nos cursos de pós-graduação no campo da Linguística Aplicada, por se tratar de um assunto que traz muitas implicações para a sala de aula.  Este trabalho tem como objetivo investigar as pesquisas em crenças sobre o ensino-aprendizagem de línguas, apresentando um panorama das dissertações produzidas nos programas de pós-graduação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, descritiva e interpretativista. Para isso, apresentamos quantitativamente as dissertações produzidas nos cursos de pós-graduação no Brasil desde a década de 90, e analisamos, sob uma abordagem qualitativa, as dissertações produzidas no ano 2018, nos reportando aos seguintes aspectos: os objetivos pretendidos por essas pesquisas, a metodologia utilizada e os resultados alcançados. Enfatizamos a relevância dessas pesquisas para (re)construção de práticas pedagógicas e para melhoria do processo de ensino-aprendizagem de línguas. Os resultados mostram um crescente interesse pelas pesquisas em crenças e a importância dessa temática para as discussões, reflexões e para as ressignificações das práticas de ensino de línguas.

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Recebido em 18-12-2019 | Aceito em 16-02-2020


Author Biographies

Francisco Elieudo de OLIVEIRA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010). Possui especialização em Linguística Aplicada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Aluno do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE) do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), vinculado ao Departamento de Educação do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Marcos Nonato de OLIVEIRA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN (1993); Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará/UECE (2004); Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2011). É professor (Adjunto IV) da UERN desde 1994, professor do Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino/PPGE, coordenador do PIBID/INGLÊS e Líder do grupo de pesquisa Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras/EALE, lotado no Departamento de Letras Estrangeiras/DLE, no campus profa. "Maria Elisa de Albuquerque Maia"/CAMEAM. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com os seguintes temas: crenças e experiências sobre o ensino-aprendizagem de línguas (língua inglesa e materna), livro didático, tecnologias digitais aplicadas ao ensino de línguas. Em sua experiências de administração e de comissões estão: a chefia do Departamento de Letras e a sua participação como representante do CAMEAM na Pró-Reitoria de Extensão - PROEX.

Published

27-02-2020

How to Cite

NASCIMENTO, N. M. do; OLIVEIRA, F. E. de; OLIVEIRA, M. N. de. CRENÇAS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UM PANORAMA DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 37, p. 71–83, 2020. DOI: 10.48075/rt.v16i37.23691. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23691. Acesso em: 3 nov. 2024.

Issue

Section

Temas Livres e Representações sociais, linguísticas e identitárias