CRENÇAS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UM PANORAMA DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i37.23691Keywords:
Crenças. Ensino-aprendizagem de línguas. Dissertações.Abstract
O estudo das crenças sobre o ensino-aprendizagem de línguas tem despertado interesse de pesquisadores nos cursos de pós-graduação no campo da Linguística Aplicada, por se tratar de um assunto que traz muitas implicações para a sala de aula. Este trabalho tem como objetivo investigar as pesquisas em crenças sobre o ensino-aprendizagem de línguas, apresentando um panorama das dissertações produzidas nos programas de pós-graduação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, descritiva e interpretativista. Para isso, apresentamos quantitativamente as dissertações produzidas nos cursos de pós-graduação no Brasil desde a década de 90, e analisamos, sob uma abordagem qualitativa, as dissertações produzidas no ano 2018, nos reportando aos seguintes aspectos: os objetivos pretendidos por essas pesquisas, a metodologia utilizada e os resultados alcançados. Enfatizamos a relevância dessas pesquisas para (re)construção de práticas pedagógicas e para melhoria do processo de ensino-aprendizagem de línguas. Os resultados mostram um crescente interesse pelas pesquisas em crenças e a importância dessa temática para as discussões, reflexões e para as ressignificações das práticas de ensino de línguas.
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Recebido em 18-12-2019 | Aceito em 16-02-2020
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