EVIDÊNCIAS DE ELEMENTOS DA LITERATURA PÓS-COLONIAL NAS PRODUÇÕES EM PROSA DO POVO SURDO NO BRASIL:

HISTORIA, TRADIÇÃO E CULTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.24725

Palavras-chave:

Tradição visuoespacial, Literatura surda, História da prosa surda, Produções pós-coloniais

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as evidências da literatura pós-colonial nas produções em prosa do povo surdo, especificamente nos contos culturalmente adaptados. A fim de compreender a importância dessas produções para o povo surdo, tratamos da tradição oral no campo literário que, na literatura surda, se aplica como tradição visuoespacial ou sinalizada. Em seguida, apresentamos uma breve trajetória histórica da literatura surda no decorrer dos tempos e, após, analisamos os contos culturalmente adaptados na literatura surda, apresentando as evidências pós-coloniais nas obras. Este trabalho se fundamenta em autores dos estudos surdos, a saber: Lodenir Becker Karnopp, Cláudio Henrique Nunes Mourão e Marta Morgado. Para a abordagem pós-colonial, recorremos a Edward Said, Homi K. Bhabha e Thomas Bonnici. No que se refere ao conceito de tradição na literatura, utilizamos os estudos de Maurice Halbwacs e Ruth Finnegan. Os resultados confirmam a literatura surda como um espaço de construção e reconstrução de sentidos, assim como uma forma de manutenção da cultura do povo surdo. A tradição oral, no contexto da literatura do povo surdo, pode ser compreendida como tradição visuoespacial ou sinalizada: com ela, e por meio dela, a tradição cultural e a língua de sinais se mantiveram vivas, preservando e fortalecendo, ao longo da história, o jeito de ser e pensar do surdo.

Biografia do Autor

Larissa Gotti PISSINATTI, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Licenciada em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2001) Pós Graduada em Filosofia da Religião(2002) e Gestão Educacional (2012). Possui PROLIBRAS -Exame Nacional de Proficiência em Interpretação LIBRAS/Língua Portuguesa nível superior (2007). Professora do programa de pós-graduação mestrado em Estudos Literários/UNIR . Membro do grupo de pesquisa Letramento Literário: estudos das narrativas da/na Amazônia. Áreas de pesquisa: literatura infanto-juvenil pós-colonial; Amazônia; letramento literário; feminino decolonial.

Wany Bernardete de Araújo SAMPAIO, Universidade Federal de Rondônia

Possui Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Amazonas (1981), Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Rondônia (2001), Pós-Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Portsmouth/Inglaterra (2006), Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (2009). Professora Associada da Universidade Federal de Rondônia (aposentada). Atua no ensino de Graduação e Pós-Graduação na área de Letras e Linguística. Como pesquisadora, tem atuado principalmente nos seguintes temas: descrição de línguas indígenas; estudos sobre metáfora, espaço e movimento; formação de professores; educação escolar indígena. Atua, ainda, na área de revisão de textos técnicos, acadêmicos e científicos. 

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Recebido em 29-04-2020

Revisões requeridas em 22-06-2020

Aceito em 06-07-2020

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Publicado

30-05-2022

Como Citar

PISSINATTI, L. G. .; SAMPAIO, W. B. de A. EVIDÊNCIAS DE ELEMENTOS DA LITERATURA PÓS-COLONIAL NAS PRODUÇÕES EM PROSA DO POVO SURDO NO BRASIL: : HISTORIA, TRADIÇÃO E CULTURA. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 42, p. 133–143, 2022. DOI: 10.48075/rt.v17i42.24725. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/24725. Acesso em: 18 abr. 2024.