O DIÁLOGO A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA TEORIA E PRÁTICA EDUCATIVA FREIREANA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.26543Resumo
Professores estagnados em metodologias arcaicas, num ensino descontextualizado, mnemônico, acrítico e alienado, em nada contribuem para a construção de conhecimentos. Apenas a opção pelo diálogo garante esta construção. Todavia, este elemento teórico-prático da educação não pode ser entendido sem profunda reflexão, tampouco praticado sem amor, porque exige respeito e humildade. Por isso, neste artigo apresentamos as características do diálogo da teoria e prática educativa freireana e o afirmamos como elemento fundamental na promoção da educação autêntica – aquela que se realiza em torno da práxis – porque nela ele é entendido como expressão do amor. São, portanto, base para este estudo, as obras de Paulo Freire (1980, 1986, 1991, 2001, 2013a, 2013b, 2014a, 2014b, 2015), e a hermenêutica segundo Gadamer (2006) é o método utilizado. Entendemos que os conceitos e contribuições de Freire quanto aos termos amorosidade e diálogo, tanto teóricos como práticos, possibilitam a análise a respeito da efetividade da educação comprometida com a construção de conhecimentos e não apenas em sua transmissão. O papel do diálogo no ensino, portanto, refere-se a não imposição de ideias, seja ela feita pelo professor ou pelo livro didático; o diálogo é a opção corajosa de educadores que atuam democraticamente em favor das pessoas, do mundo e da educação.
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