O ENSINO DA ORALIDADE PROPOSTO PELO LIVRO DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.27275Resumo
O livro didático Tecendo linguagens: Língua Portuguesa, de autoria de Oliveira e Araújo (2018), é o material que foi adotado por todas as escolas do Ensino Fundamental da rede pública do Estado do Paraná, no ano de 2020 até 2023. Tamanha a importância, interessamo-nos em investigar se o referido material oferece, na prática, uma proposta de trabalho para o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos alunos para a produção de gêneros orais, de forma mais específico, do debate regrado. Para tanto, sustentamo-nos nos preceitos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, citado como base orientadora pelo próprio livro didático. Os resultados demonstram que a obra apresenta divergências entre a proposta teórica e as atividades que configuram a prática de ensino. E que não oferece, na prática, uma proposta de trabalho para o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos alunos para a produção do gênero oral textual debate regrado, uma vez que poucos elementos característicos que fundamentam o gênero são transformados com conteúdo escolar.Referências
ALENCAR. A. G. O Gênero debate nos livros didáticos de Português do ensino médio: vozes em diálogo. 2017. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2017.
ARAÚJO, C. A. Ensino e avaliação do gênero debate nos livros didáticos de português para o ensino médio aprovados no PNLD. 2016. Dissertação (Mestrado) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2016.
BAUMGÄRTNER, C.T. Grupo de estudos de Língua Portuguesa – GELP: uma experiência de formação continuada de professores com foco em gêneros orais e ensino. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T.C (Orgs.). Gêneros orais no ensino. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2015, p. 91-115.
BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa. Raído, Dourados, MS, v. 6, n. 11, p 11 - 35, jan./jun. 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1687. Acesso em: 13 de junho de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em maio de 2019.
BRONCKART, J. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2009.
DOLZ, J.D.; GAGNON, R. O gênero de texto, uma ferramenta didática para desenvolver a linguagem oral e escrita. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T.C (Orgs.). Gêneros orais no ensino. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2015, p. 23-56.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 41-70.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; HALLER, S. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 149-183.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; DE PIETRO, J. Relato da elaboração de uma sequência: o debate público. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 247-278.
NASCIMENTO, E.L. Debate na sala de aula: gênero catalizador para aprendizagens e desenvolvimento. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T.C (Orgs.). Gêneros orais no ensino. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2015, p. 197-227.
OLIVEIRA; T. A.; ARAÚJO, L. A. M. Tecendo linguagens: Língua Portuguesa: 9° ano. 5° ed. Barueri, SP: IBEP, 2018.
PEREIRA, C. C.; NEVES, J. S. B. Ler/ Falar/ Escrever. Práticas discursivas no Ensino Médio: uma proposta teórico-metodológica. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 71-91.
Recebido em 28-04-2021
Revisões requeridas em 02-08-2021
Aceito em 16-08-2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Trama

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.