ORALIDADE E GÊNEROS ORAIS

ARGUMENTOS, VOZ E CORPO NO DEBATE ELEITORAL DE UM GRÊMIO ESTUDANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.27288
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Oralidade, Gêneros orais, Argumentação, Corpo, Voz

Resumo

Um dos modos de se trabalhar com a oralidade na sala de aula é por meio do ensino dos gêneros orais e de seus elementos constituintes, uma vez que, para produzir os textos orais, nas situações comunicativas, adota-se e adapta-se sempre um gênero textual (BRONCKART, 1999/2009). Assim, para avançar nos estudos sobre a oralidade, este artigo tem como objetivo, em primeiro lugar, discutir a importância da palavra, do gesto e do corpo na produção de gêneros orais, e, em segundo, apresentar um exemplo da articulação da argumentação com o corpo e a voz no gênero debate eleitoral na escola. Para isso, a fundamentação teórico-metodológica ancora-se nos estudos de Bronckart (1999/2009; 2006), de Schneuwly e Dolz (2004), de Gagnon e Dolz (2016) e de Lafontaine e Dumas (2014) sobre o ensino de gêneros, sobre a voz e o corpo nos textos orais e sobre como podem ser realizadas as intervenções didáticas que contribuirão para a mobilização e o desenvolvimento de diferentes capacidades de linguagem. Visando a expor a articulação entre esses elementos, o artigo tem como corpus a transcrição da participação de um aluno do Ensino Fundamental em um debate eleitoral de um grêmio estudantil. Os resultados mostram que a articulação entre os tipos de argumentos empregados e os movimentos corporais realizados contribui para a força argumentativa da produção textual oral do aluno. Desse modo, acreditamos que tal articulação deveria ser um objeto de ensino no trabalho com a oralidade nos diferentes níveis escolares.

Biografia do Autor

Ana Elisa JACOB , Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco (Bolsista Capes). Realizou Doutorado Sanduíche na Université de Sherbrooke - Canadá (Bolsista Capes). Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Bolsista CNPq). Possui graduação em Letras pela Universidade São Francisco. Membro dos grupos ALTER-LEGE-USF/CNPq e ALTER-AGE-USP/CNPq. Desenvolve pesquisas relacionadas ao ensino-aprendizado de gêneros textuais orais e escritos e trabalho docente, à luz das perspectivas teórico-metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo e dos Letramentos Sociais.

Luzia BUENO , Universidade São Francisco

Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade São Francisco na cidade de Itatiba-SP. Bolsista produtividade do CNPQ. Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP, líder do grupo ALTER-LEGE e vice-líder do grupo ALTER-AGE (Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações; e Aprendizagem, Gêneros textuais e Ensino). Membro do Comitê de Ética. Desenvolve pesquisas na linha de educação, linguagens e processos interativos com foco principal nas relações linguagem e gêneros textuais, linguagem e ensino de língua materna e linguagem e trabalho. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1991), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002), fez um estágio de doutorado em Ciências da Educação - Universite de Génève (2006), sob a orientação do professor Jean-Paul Bronckart, realizou estudos de pós-doutoramento sobre Letramento na Unicamp, sob a supervisão da profa. Angela Kleiman. Tem experiência nas áreas de Educação e Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de gêneros textuais,letramento, leitura e escrita, linguagem e trabalho do professor.

Juliana Bacan ZANI, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco (2018). Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2013). Graduada em Letras pela Universidade São Francisco (1997), Pedagogia pela Faculdade Politécnica Sumaré (2010). Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade São Francisco(2000) e Educação Infantil pela Faculdade Anhanguera de Valinhos (2010). Doutorado sanduíche na Universidade de Genebra, sob a orientação do professor Joaquim Dolz, financiado pela CAPES. Membro do grupo ALTER-AGE (Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações; e Análise de Gêneros Textuais) e ALTER-LEGE (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações: Letramento, Gêneros Textuais e Ensino). Professora e assessora do curso de Pedagogia da Universidade São Francisco. 

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Recebido em 30-04-2021

Revisões requeridas em 07-07-2021

Aceito em 17-08-2021

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Publicado

30-05-2022

Como Citar

JACOB , A. E.; BUENO , L.; ZANI, J. B. ORALIDADE E GÊNEROS ORAIS: ARGUMENTOS, VOZ E CORPO NO DEBATE ELEITORAL DE UM GRÊMIO ESTUDANTIL. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 42, p. 115–132, 2022. DOI: 10.48075/rt.v17i42.27288. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/27288. Acesso em: 19 abr. 2024.