A AMBIGUIDADE LEXICAL EM LIBRAS: AS DIFICULDADES DOS CANDIDATOS FACE AO PROLIBRAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v7i14.5790Palavras-chave:
Exame PROLIBRAS, ambiguidade lexical, Libras.Resumo
Tomando como base o exame de proficiência PROLIBRAS de 2011, o objetivo é trazer para o debate quais seriam as maiores dificuldades dos candidatos nesse tipo de prova. Com o intuito de tentar entender os motivos que estariam levando muitos candidatos a um baixo desempenho, aplicamos um questionário para um grupo de 20 voluntários, surdos e ouvintes, participantes do exame nesse ano. Com base nas respostas, os seus maus desempenhos teriam sido motivados pela presença de sinais regionais. Contudo, o confronto da prova com as respostas fornecidas mostra que a principal dificuldade se deveu, à ocorrência de sinais lexicalmente ambíguos em Libras presentes na formulação das questões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.