AS PRÁTICAS DE BILINGUISMO E A INTERAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES NO CONTEXTO DAS ESCOLAS INCLUSIVAS. O QUE ESTÁ FALTANDO?
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v7i14.5791Palavras-chave:
Ensino e surdez, interações x intençõesResumo
Compreender a si mesmo e aos outros que o cercam tentando amenizar as fronteiras lingüísticas que afastam ou agridem muitas vezes, se constitui um dos maiores objetivos do ser humano. Nas reflexões propostas neste trabalho, porém, percebem-se marcas profundas de discriminação nas relações cotidianas de sala de aula em escolas inclusivas da região oeste do Paraná, entre estudantes surdos com colegas e professores ouvintes, assim como, a falta de valorização do potencial intelectual do sujeito usuário de um código lingüístico diferente da língua majoritária.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.