“YO ESTUDIO, TÚ ESTUDIAS”: O ENSINO DO ESPANHOL PARA FINS ESPECÍFICOS EM CURSOS DE SECRETARIADO NO BRASIL - PANORAMA E DESAFIOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v13i29.15870Keywords:
Ensino, Espanhol para Fins Específicos, Secretariado.Abstract
A Língua Espanhola ocupa lugar de destaque no hanking das línguas de negócios, bem como no campo educativo. Considerando tal prerrogativa, surge o interesse em se pesquisar sobre o ensino do Espanhol para Fins Específicos em cursos de Secretariado de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras, evidenciando-se o atual panorama e os desafios. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, este trabalho pode ser entendido como qualitativo (na abordagem do problema), exploratório (quanto aos objetivos) e documental (quanto aos procedimentos técnicos adotados). A partir dos resultados coletados foi possível perceber que o panorama encontrado é a oferta da Língua Espanhola em dezesseis das vinte e uma IES pesquisadas e que os desafios percebidos estão no plano da aplicabilidade da disciplina no contexto do Secretariado, fato esse constatado após a consulta as ementas, conteúdos programáticos e referências.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.