MODOS DE NARRAR A CIÊNCIA NOS CONTEXTOS INTERNACIONAL E BRASILEIRO: PROFICIÊNCIA ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA PARA A PRODUÇÃO DE ABSTRACTS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v13i29.16199Keywords:
Proficiência Escrita, Inglês Especializado, Linguística de CorpusAbstract
This article investigates the Brazilian development of written proficiency in English regarding the production of abstracts in Health Sciences. Based on Corpus Linguistics, Linguistics for Specialized Languages and English for Academic Purposes, the text reports a study which put together, described and analyzed a corpus of 180,170 words, in Medicine, Nutrition and Pharmacy. Lexical bundles, recurrent strings of words used in texts, were the analytical unit. From the metrics of lexical frequency and variability, the Brazilian and the international data segments uncovered distinctions in the ways of building a scientific narrative. The findings reveal the usefulness of an awareness of the different text production contexts, so that pedagogical practice can be attuned to learners’ needs. To conclude with, the creation of a virtual learning environment based on the research elements is reported.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.