PARA LER E COMPREENDER - HISTÓRIAS DA VELHA TOTÔNIA DE JOSÉ LINS DO REGO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i39.24673Keywords:
Histórias da Velha Totônia. Estratégias de compreensão leitora, José Lins do Rego, Leitura e ensino.Abstract
Este artigo traz uma atividade de leitura para Histórias da Velha Totônia, de José Lins do Rego, um guardião da memória e da tradição do seu tempo de infância e juventude. O objetivo deste trabalho é mostrar como a carga simbólica e significativa que envolve essa obra pode ser explorada na escola, numa turma de 7º ano do Ensino Fundamental, quando associada ao trabalho com o ensino da compreensão leitora. Evidencia-se como, a partir dessa obra da literatura infantojuvenil, que destaca a contação de histórias, é possível acionar o conhecimento prévio para estabelecer conexões, fazer inferências, sumarizar e sintetizar para compreender as quatro aventuras contadas pela Velha Totônia. A contação de histórias desperta o interesse pela leitura e contribui para a formação de leitores proficientes. Dentro da temática dos clássicos, as histórias da Velha Totônia são ambientadas no Nordeste brasileiro. Por envolver aspectos da constituição social de um povo, a leitura consiste em um instrumento constituidor de subjetividades e da formação inteligível de um ser. Por isso, essa proposta une contação de histórias e estratégias de compreensão leitora. Apresenta uma prática de leitura que, não só facilita, mas também viabiliza o processo de compreensão integral das histórias da boa velhinha, que saía pelos engenhos contando histórias de Trancoso. Compreender e interpretar os diversos tipos de textos, a partir de diferentes finalidades contribui de forma significativa para o desenvolvimento potencial das pessoas e sua atuação numa sociedade letrada.
Recebido em: 06-05-2020
Revisões requeridas em: 28-07-2020
Aceito em: 04-08-2020
REFERÊNCIAS:
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2014.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2013.
BOSI, Ecléa. MEMÓRIA E SOCIEDADE: lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Quelroz, Editor, LTOA. Universidade de São Paulo, 1979. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4214438/mod_resource/content/1/BOSI%2C%20E.%20Mem%C3%B3ria%20e%20sociedade.%20Introdu%C3%A7%C3%A3o.pdf.
CARPEAUX, Otto Maria. Pequena bibliografia crítica da literatura brasileira. Ministério da Educação: Serviço de Documentação, 1951. Disponível em: https://kupdf.net/download/carpeaux-otto-pequena-bibliografia-critica-da-literatura-brasileirapdf_5a5e4835e2b6f53a67e6f051_pdf.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Horizontes: São Paulo, 2018.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na educação básica: propostas, concepções, práticas. Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE/UFES, Vitória, ES. a. 10, v. 19, n. 38, p. 11-34, jul./dez. 2013.
DAVIS, Lynn e SOUZA, Renata Junqueira. Entendendo textos: estratégias para a sala de aula. Leitura. Teoria & Prática, 2009. v. 1, p. 31-37.
FISCHER, Luis Augusto. Literatura brasileira: modos de usar. Porto Alegre: LPM, 2007.
FRANCHETTI, Paulo. Estudos de literatura brasileira e portuguesa. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
HARVEY, Stephanie; GOUDVIS, Anne. Strategies that work. Teaching comprehension for undderstanding and engagement. USA: Stenhouse Publishers & Pembroke Publishers, 2008.
MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. São Paulo: Cultrix, 2012.
PRESSLEY, Michael. Reading instruction that works: The case for balanced teaching, 2nd edition. New York: Guilford, 2002.
REGO, José Lins do. Histórias da velha Totônia. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 2010.
SANTOS, Ana Maria Martins da Costa e SOUZA, Renata Junqueira de. Andersen e as estratégias de leitura. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2011.
SANTOS, Luciene Souza; ARAPIRACA,Mary de Andrade. Testamento das gentes das maravilhas. Revista EntreIdeias. Vol. 6, n. 2 (jan./jun. 2017). Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, 2017. Disponível em file:///C:/Users/Cliente/Desktop/21675-84608-1-PB.pdf.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.
ZIMMERMANN, Susan; HUTCHINS, Chryse. 7 keys to comprehension: how to help your kids read it and get it! Portsmouth NH: Three Rivers Press, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.