CARTOGRAFIA DA LEITURA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i39.24708Keywords:
Leitura, Perfil leitor, Retratos da leitura no Brasil, Cartografia da leitura.Abstract
A discussão introduzida neste artigo se debruça sobre a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, iniciada no ano 2000 e promovida quadrienalmente, desde 2007, pelo Instituto Pró-Livro. Os esforços aqui empreendidos dão conta de analisar de maneira qualitativa a série histórica apresentada entre 2007 e 2015, recortando os pontos que consideramos fundamentais na direção de traçar e explicitar, na perspectiva dos Retratos, o perfil do leitor brasileiro. Nessa análise, introduzimos as prerrogativas de tal pesquisa e propomos uma interpretação que extrapola a noção estática da imagem, do retrato (representado pelos índices verificados nos Retratos da Leitura no Brasil) e se direciona às pegadas deixadas pelos leitores, pelas leitoras e também por aqueles que não leem no mapa da leitura – daí que apresentemos, alusivamente, uma cartografia. Feito o exame qualitativo dos dados da pesquisa do Instituto Pró-Livro, os resultados aos quais chegamos apontam para um perfil de leitor multifacetado, que exige que consideremos, em primeiro lugar, as particularidades de cada indivíduo, junto da forma como manipula os materiais e suportes em que lê. Sobre todos os públicos, vemos ainda que sua disposição na cartografia da leitura no Brasil indica um exercício majoritariamente livre, autônomo e independente em relação ao ato de ler.
Recebido em: 29-04-2020
Revisões requeridas em: 23-06-2020
Aceito em: 14-07-2020
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