APRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i39.25974Resumo
Estimadas leitoras e estimados leitores,
Quando a ementa desta edição foi proposta, sequer poderíamos imaginar que a publicação ocorreria em meio a uma pandemia. O surto de COVID-19 nos impôs distanciamento social. Alterou as relações pessoais e profissionais: fomos forçados a reinventar nosso cotidiano e as maneiras de interagir. A televisão, os jornais, as revistas, as redes sociais, os aplicativos de mensagens, entre outros suportes, passaram a ser nossa conexão com a informação e com o outro. O mundo sendo lido de diferentes maneiras, a partir diferentes suportes, de dentro de nossas casas.
Se à época da proposição da chamada para publicação, a leitura nos parecia um tema pertinente, o atual contexto reitera a necessidade de que ela seja (ainda mais) debatida, difundida, atualizada e potencializada. Ainda que os textos da edição não se remetam a práticas orientadas no atual cenário, as abordagens que seguem em cada um dos estudos, constituem-se em esforços de pesquisadoras e pesquisadores na reflexão/trabalho sobre a leitura na escola, cujo objetivo incide na formação do sujeito leitor: reflexivo, crítico e atuante na sociedade em que se insere.
Assim, o presente número da Revista Trama apresenta como tema a Leitura em suas diferentes perspectivas teórico-metodológicas: da teoria ao ensino e pretende contribuir com as discussões e a compreensão de práticas relacionadas à leitura.
Marechal Cândido Rondon, outubro de 2020.
(Arquivo completo em PDF)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.