O TEMPO NO TEATRO DE GIL VICENTE
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14371Mots-clés :
Gil Vicente, Teatro, Crise feudalRésumé
As peças vicentinas registram a crise do mundo feudal. Diante dos novos tempos, Gil Vicente disfere duras críticas aos valores e comportamentos portugueses do século XVI. Acredita que a sociedade portuguesa negligencia a questão religiosa ao se pautar numa vivência ritualística da fé. No aspecto econômico, atesta a escalada de uma economia mercantil, que proporciona ao homem português a possibilidade de ascensão social, em detrimento a uma ascese espiritual. Gil Vicente prega uma reforma, mas bem diferente da Reforma de Lutero. Antes, o teatro vicentino vislumbra uma vivência de um cristianismo primitivo em um país que se diferenciava em muitos sentidos daqueles que abraçaram o protestantismo.Em última instância, as peças de Gil Vicente versam sobre uma vivência complexo do tempo: uma experiência da eternidade e da ascese espiritual que se confronta com uma experiência do tempo mais mercantil.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.