MAIS ALÉM DA MEMÓRIA: INTERTEXTUALIDADE EM A COLEÇÃO PARTICULAR DE GEORGES PEREC
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v12i26.14506Mots-clés :
Memória, Intertextualidade, Georges PerecRésumé
A memória entendida como narratividade adentra as reflexões tanto do campo de estudo da história quanto do da literariedade, justamente por poder ser inscrita dentro da investigação da reconstituição e refiguração de um tempo passado. Sob o signo do literário, ela é ainda construída nas fronteiras entre real e ficção. No presente estudo, observaremos como Georges Perec (1936-1982) transforma a novela A coleção particular (Un cabinet d’amateur), publicada em 1979, em um minucioso trabalho de documentação artística sem, no entanto, perder seu caráter de ludicidade. A literatura de Perec abre espaço para a discussão acerca da noção de história literária e questiona os limites da potencialidade da literatura, criando e recriando o mundo em moldes singulares, e provocando o leitor a participar também da produtividade que é inerente ao jogo literário.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.