A CATEGORIA MODALIDADE: CONSIDERAÇÕES TIPOLÓGICAS E ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO

Auteurs-es

  • Alexandra Araújo
  • Marluce Coan

DOI :

https://doi.org/10.48075/rt.v9i18.8243

Mots-clés :

Modalidade, modo, ensino

Résumé

Neste artigo, tratamos, inicialmente, da categoria Modalidade, a partir da correlação com o Complexo Tempo, Aspecto e Modalidade. Na sequência, referimo-nos aos conceitos de Modo e Modalidade, seguidos de exemplos nas línguas naturais, bem como listamos tipologias de Modalidade. Ao final, com base em uma coleção didática utilizada no Ensino Fundamental, apresentamos resultados obtidos na análise da categoria Modalidade expressa por verbos. As questões analisadas referem-se à diferença entre Modo e Modalidade, à correlação dos Modos ao contexto de uso, aos efeitos de sentido e à correlação forma-função.

Téléchargements

Publié-e

06-06-2013

Comment citer

ARAÚJO, A.; COAN, M. A CATEGORIA MODALIDADE: CONSIDERAÇÕES TIPOLÓGICAS E ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 9, n. 18, p. 13–35, 2013. DOI: 10.48075/rt.v9i18.8243. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/8243. Acesso em: 21 sept. 2025.

Numéro

Rubrique

ARTIGO