CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DA CATEGORIA TEMPO NOS GÊNEROS DISCURSIVOS CRÔNICA, CARTA COMERCIAL, NOTÍCIA E ENTREVISTA SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v9i18.8247Mots-clés :
Tempo discursivo, Gênero discursivo, . Ensino de língua.Résumé
Este artigo apresenta resultados considerando a categoria Tempo, inserida em enunciados, com base em corpus, ligados às esferas jornalística (notícias), do cotidiano (entrevistas sociolinguísticas) e empresarial (cartas comerciais), com vistas a contribuir para o ensino da língua materna. Os fundamentos teóricos desta investigação correlacionam pressupostos do funcionalismo givoniano (Givón, 2001, 1984) e sociodiscursivos (Bakhtin, 2003, 1988), entre outros. A investigação acerca desses gêneros proporcionou a constatação de que características ligadas à temporalidade, de modo geral, apresentam-se de formas distintas: carta comercial - presente/futuro, acabado, realis; crônica - presente/pretérito perfeito, acabado, realis; notícia - pretérito perfeito, acabado, realis; entrevista sociolingüística - pretérito imperfeito, acabado, realis. A contribuição está posta, pois descreve a temporalidade nos gêneros em questão, desvelando sua estrutura discursiva.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.