O MENINO QUE ESPIAVA PRA DENTRO: ESPIANDO O JOGO ENTRE O CLÁSSICO E O CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v11i21.11158Palavras-chave:
Contos de fadas, Literatura Infantil contemporânea, intertextualidadeResumo
O contato, desde cedo, com a Literatura Infantil permite à criança desfrutar de uma inesgotável fonte de conhecimento e magia, pois, através dos livros, ela passa a conhecer um universo que pode ser distante e ao mesmo tempo próximo de sua realidade. Tendo em vista que muitas obras contemporâneas dialogam com as clássicas, pretende-se, neste estudo, investigar como acontece a intertextualidade entre o conto contemporâneo: O menino que espiava pra dentro (2008) de Ana Maria Machado, com os contos A Bela Adormecida e Branca de Neve, dos Irmãos Grimm. Como suporte teórico foram consultadas obras de Machado (2002), Sant’Anna (1937), entre outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.