O AFASTAMENTO DE DILMA ROUSSEFF PELO SENADO: DIFERENTES PERSPECTIVAS REVELADAS PELA MÍDIA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v12i26.14541Palavras-chave:
Referenciação. Mídia. Argumentação.Resumo
No campo da Linguística Textual, de linha sócio-cognitivo-interacionista, é praticamente óbvio que não há discurso neutro, pois, ao produzir um texto, o locutor opera sobre o material linguístico para a elaboração do seu discurso com base em seus propósitos comunicativos. Por isso, a mídia, ao divulgar informações, embora se diga imparcial, é sempre tendenciosa. Este trabalho busca demonstrar como um mesmo acontecimento pode ser divulgado a partir de pontos de vista diferentes. Para isso, recorrer-se-á à teoria da Referenciação, segundo a qual, o processo de construção referencial se dá colaborativa e discursivamente entre parceiros da interação. Destacando o processo construção de referentes, pretende-se comparar a divulgação do processo de impeachment e a construção referencial de Dilma realizadas sob perspectivas diferentes, evidenciando o processo de (re)categorização dos referentes em jogo como recurso de argumentação no texto jornalístico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.