ANÁLISE DE MACROESTRUTURAS SINTÁTICO-SEMÂNTICAS GERADAS PELO PREDICADO NOMINAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v13i30.15460Palavras-chave:
Escrita, texto, argumentação.Resumo
Apresenta-se neste texto um roteiro de análise na tentativa de identificar estruturas que comandam o processo de argumentação no interior do enunciado. Pretende-se verificar como se organizam os processos textuais a partir da relação entre predicado nominal e as estruturas sintáticas que o ladeiam. A transposição teórica pretendida, dada no nível da frase e especificamente instaurada no léxico do verbo, é orientada para o nível macrotextual, em que o predicado nominal mostra-se nuclear, criando, porém, um ambiente para a dimensão definida com referência ao texto. Transpondo a proposição do autor, que se pauta basicamente em operadores argumentativos, entende-se que a relação núcleo e seus ladeadores representa uma pista que, de um lado, assegura os intentos do produtor do texto, e, de outro, direciona a interpretação do interlocutor. Portanto, o ato de asseveração fica na dependência das intenções do produtor do texto e revela-se por meio de estruturas sintáticas macrotextualmente definidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.