A MULTIMODALIDADE DO VIDEOCLIPE MUSICAL: ASPECTOS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i39.23784
Agências de fomento

Palavras-chave:

Multimodalidade, Videoclipe musical, Língua Inglesa.

Resumo

A Teoria dos Multiletramentos enfatiza que a sofisticação das mídias potencializa a variedade de recursos audiovisuais como discurso próprio da contemporaneidade. Em termos educacionais, a multimodalidade amplia o acesso do aluno a significados e, destaca a hibridização das linguagens na composição de textos. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um projeto de extensão sobre os multiletramentos, com ênfase no uso pedagógico do videoclipe musical. Os resultados do projeto, realizado em uma universidade pública no Brasil indicaram; a necessidade de o professor definir critérios para a seleção de videoclipe musical, a definição de objetivos para o uso do videoclipe, a articulação do videoclipe a conteúdos para aprendizagem em Língua Inglesa. Em linhas gerais, concluímos a relevância do papel das narrativas audiovisuais na formação de leitores críticos e, sobretudo, na aprendizagem de Língua Inglesa.

Recebido em: 16-12-2019

Revisões requeridas em: 02-03-2020

Aceito em: 13-03-2020

REFERÊNCIAS:

BAGULEY, Margaret; PULLEN, Darren L.; SHORT, Megan. Multiliteracies and the new world order. In: PULLEN, D.L.; COLE, D.R. Multiliteracies and technology enhanced education: social practice and the global classroom. Hershey: IGI Global, 2010. p. 01-17.

BALADELI, Ana P.D. Cibercultura e ensino de línguas: um olhar sobre a Teoria dos Multiletramentos. In: COSTA, N. V. S. (org.). A Língua Inglesa e seus desdobramentos na ciência. Bonecker, 2019. p. 11-28.

BARBOSA, Vânia S.; ARAÚJO, Antonia D. Multimodalidade e letramento visual: um estudo piloto de atividades de leitura disponíveis em sítio eletrônico. Revista da ANPOLL, Florianópolis, n.37, jul./dez.2014, p.17-36. Disponível em: < https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/824> acesso em 04 dez. 2019.

BERK, Ronald A. Multimedia teaching with video clips: TV, Movies, YouTube, and motive in the college classroom. International Journal of Technology in Teaching and Learning, v. 5, n.1, 2009, p. 1-21.

BOCHE, Benjamin. Multiliteracies in the classroom: emerging conceptions of first-year teachers. Journal of Language and Literacy Education, v.10, n.1, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BULL, Geoff; ANSTEY, Michele. Elaborating multiliteracies through multimodal texts.London,New York: Routledge, 2019.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. A pedagogy of multiliteracies, learning by design.New York. Palgrave Macmilan, 2015.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images. 2nd.London: Routledge, 2006.

MARCHETTI, Lorena; CULLEN, Peter. A multimodal approach in the classroom for creative learning and teaching. Psychological and creative approaches, v.5, n.1, p. 39-51, 2016.

McCLAIN, Jordan M. A framework for using popular music videos to teach media literacy. Dialogue: The interdisciplinary Journal of Popular Culture and Pedagogy, v.3, n.1, p.38-46, 2016. Disponível em:< http://journaldialogue.org/issues/a-framework-for-using-popular-music-videos-to-teach-media-literacy/> acesso em 03 out. 2019.

NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review; 66, 1, Spring, 1996.

NICOLESCU, Barasab. Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade. In: NICOLESCU, B. et al (org.). Educação e transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000. p. 13-29.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SERAFINI, Frank. Reading multimodal texts: perceptual, structural and ideological perspectives. Children’s Literature in Education, v. 42, 2010, p. 85-104.

SERAFINI, Frank. Expanding perspectives for comprehending visual images in multimodal texts. Journal Adolescent and Adult Literacy, v. 54, n.5, p. 342-350, 2011.

STREET, Brian V. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos do letramento. In: MAGALHÃES, I. (org.). Discursos e práticas de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012. p. 69-92.

WARNER, Chantelle; DUPUY, Beatrice. Moving toward multiliteracies in foreign language teaching: past and present perspectives... and beyond. Foreign Language Annals, v. 51, 2017, p. 116-128. Disponível em:< https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/flan.12316> acesso em 15 nov. 2019.

 


Biografia do Autor

Ana Paula Domingos BALADELI, Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí.

Doutora em Letras (Unioeste).

Professora da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. 

Downloads

Publicado

01-10-2020

Como Citar

BALADELI, A. P. D. A MULTIMODALIDADE DO VIDEOCLIPE MUSICAL: ASPECTOS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 39, p. 81–90, 2020. DOI: 10.48075/rt.v16i39.23784. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23784. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Leitura em suas diferentes perspectivas teórico-metodológicas: da teoria ao ensino