A MULTIMODALIDADE DO VIDEOCLIPE MUSICAL: ASPECTOS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i39.23784Palavras-chave:
Multimodalidade, Videoclipe musical, Língua Inglesa.Resumo
A Teoria dos Multiletramentos enfatiza que a sofisticação das mídias potencializa a variedade de recursos audiovisuais como discurso próprio da contemporaneidade. Em termos educacionais, a multimodalidade amplia o acesso do aluno a significados e, destaca a hibridização das linguagens na composição de textos. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um projeto de extensão sobre os multiletramentos, com ênfase no uso pedagógico do videoclipe musical. Os resultados do projeto, realizado em uma universidade pública no Brasil indicaram; a necessidade de o professor definir critérios para a seleção de videoclipe musical, a definição de objetivos para o uso do videoclipe, a articulação do videoclipe a conteúdos para aprendizagem em Língua Inglesa. Em linhas gerais, concluímos a relevância do papel das narrativas audiovisuais na formação de leitores críticos e, sobretudo, na aprendizagem de Língua Inglesa.
Recebido em: 16-12-2019
Revisões requeridas em: 02-03-2020
Aceito em: 13-03-2020
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