ALGUMAS QUESTÕES REFERENTES À APROXIMAÇÃO DA LINGUÍSTICA CONTRASTIVA E AS CIÊNCIAS DO LÉXICO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v6i11.4513Palavras-chave:
, Linguística Contrastiva, Ciências do Léxico, Vocabulário.Resumo
Estudos empíricos avalizam o pressuposto de que o português e o espanhol compartilham aproximadamente 85% do léxico em vários campos semânticos. Ao partir de uma afirmação como essa, se poderia inferir que o desenvolvimento da competência lexical na língua espanhola por parte de brasileiros é algo que não supõe dificuldade alguma já que sua língua materna, o português, é tão parecida ao espanhol, essa, inferência não é adequada, pois o desenvolvimento lexical em uma língua estrangeira se dá mediante a confluência de elementos variados, não se coadunando com a noção simplista de que aprender vocabulário é substituir palavras e estruturas de uma língua por outras de outra língua. Postulamos, neste trabalho, que a aproximação entre a Lingüística Contrastiva e as Ciências do Léxico pode ser um caminho para melhor entender o processo de desenvolvimento do componente léxico da língua espanhola por estudantes brasileiros dessa língua. A Linguística Contrastiva lança luz, com base científica, nas semelhanças e diferenças entre as línguas em presença e as Ciências do Léxico subsidiam, pontualmente, os fenômenos envolvidos no conhecimento das unidades léxicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.