Chamada de Artigos - Dossiê "Circulação, sentido e silêncio: a materialidade discursiva do jornalismo" (v. 20, n. 1, jan./abr. 2026)

03-09-2025

Chamada de Artigos - Dossiê "Circulação, sentido e silêncio: a materialidade discursiva do jornalismo" (v. 20, n. 1, jan./abr. 2026)

Organização: Alexandre Sebastião Ferrari Soares (Unioeste), Silmara Cristina Della-Silva (UFF) e Fernanda Luzia Lunkes (UFSB).

Submissão: até 19/10/2025

Diretrizes para autores: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/about/submissions

Sobre a proposta: o dossiê propõe refletir sobre o discurso jornalístico a partir da perspectiva da análise do discurso materialista, tomando como eixo as disputas em torno da produção e da circulação de sentidos. Partimos da compreensão de que o discurso jornalístico, assim como qualquer discurso, é produzido em condições históricas atravessadas por alianças, disputas e filiações. Tais condições, entretanto, tendem a ser apagadas no próprio processo de produção e de leitura. Assim, mesmo leitores críticos podem se ver orientados por agendas que delimitam o que pensar, em que termos pensar e quais temas devem ser destacados como relevantes. Nos interessa, portanto, reunir trabalhos que analisem como o jornalismo — tanto em seus meios tradicionais quanto em suas formas alternativas — participa da disputa pelos sentidos, instaurando regimes de interpretação, administrando silêncios e produzindo imaginários. O dossiê busca acolher reflexões que interroguem a relação entre linguagem, história e ideologia na materialidade jornalística, abrindo espaço para investigações sobre contra-informação, resistência, circulação de enunciados e modos de inscrição da mídia radical.