Políticas Editoriais
Atualização: Dezembro de 2024 |
POLÍTICA EDITORIAL |
A política editorial da revista consiste no fornecimento de informações detalhadas sobre público-alvo, endogenia, submissão, processos editoriais e de publicação e diretrizes para autores e revisores. Para garantir um processo de publicação suave e ético, todas as partes são apresentadas com seus direitos e responsabilidades. |
1. PÚBLICO ALVO |
A revista tem como público-alvo estudantes, professores e pesquisadores dos mais diversos níveis de formação e interessados em geral na área de educação, cultura, linguagem e arte. A revista é apresentada ao público em versão on-line, com acesso gratuito, e os usuários podem pesquisar, baixar, copiar e também imprimir os artigos completos publicados pela revista. |
2. ENDOGENIA |
Para evitar a endogenia, a revista não publicará um percentual superior a 30% dos artigos de cada fascículo de autores afiliados à Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Caso esse percentual seja atingido, serão priorizados os primeiros artigos recebidos e aprovados. |
3. AUTORIA |
3.1 Qualquer pessoa identificada como Autor deve ter feito uma contribuição intelectual substancial para a pesquisa e para a redação do artigo. Os autores devem estar dispostos a assumir responsabilidade compartilhada na pesquisa e no artigo e aprovar a versão final a ser publicada. Qualquer pessoa que não preencha esses critérios, mas tenha contribuído para a pesquisa ou para a redação do artigo, deve ser reconhecida e agradecida na seção "Agradecimentos" no final do artigo. |
3.2 São aceitos artigos em coautoria no limite de até três (03) autores por trabalho. Os casos em que houver mais de um autor, o primeiro autor deve informar ao editor o papel de todos os autores de acordo com a taxonomia fornecida pelo LCCRedit - Contributor Roles Taxonomy que pode ser acessada aqui. |
3.3 Caso o artigo seja aprovado, não poderão ser indicados novos autores além dos que foram cadastrados no momento da submissão. |
3.4 Informações sobre o processo de preparação e submissão de artigos podem ser encontradas aqui: Submissões | Travessias |
4. DEVERES DOS AUTORES |
O autor é responsável por garantir que: |
4.1 A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor". |
4.2 Artigos que partem de dissertações ou teses devem mencionar a pesquisa no resumo e na introdução e a sua referência ser apresentada em Referências. Além disso, o artigo deve dialogar com o trabalho de conclusão (dissertação ou tese), não sendo um simples recorte dele. |
4.3 O manuscrito não contém nada que seja abusivo, difamatório, calunioso, obsceno, fraudulento ou ilegal. |
4.4 O descumprimento de qualquer uma das condições acima será considerado má conduta e tratado de acordo. Da mesma forma, se os autores forem considerados culpados de infringir qualquer um dos itens acima, a editora terá o direito de cobrar dos autores os custos em que a revista incorre por seu manuscrito, a critério dos Editores da Revista e da editora. |
4.5 Com o intuito de prevenir práticas antiéticas, a Travessias adotou a obrigatoriedade de, no momento da submissão, o autor correspondente anexar o relatório da análise de seu manuscrito no software CopySpider. Caso o manuscrito seja submetido sem o envio do relatório, a revista notificará o autor sobre a necessidade do seu envio e arquivará a submissão. A Travessias analisará o relatório enviado e reserva-se no direito de submeter o manuscrito à análise do software mesmo que o relatório tenha sido anexado pelo autor. |
4.6 O autor tem ciência de que serão aceitos textos de Doutores e Mestres. Os trabalhos de mestrandos, especialistas ou graduados/graduandos serão aceitos desde que em coautoria com pesquisador Doutor, no caso de mestrandos, e em coautoria com pesquisador Mestre ou Doutor, no caso de especialistas e graduados/graduandos. |
5. REVISÃO POR PARES |
Cada submissão é verificada quanto à adequação quando recebida pela editoria, podendo ser rejeitada sem revisão se estiver fora do escopo da revista, for obviamente de qualidade insuficiente ou estiver faltando seções importantes no artigo. |
5.1 A revista convida pareceristas externos (não apenas membros do Conselho Editorial) para revisar cada artigo considerado adequado para consideração. A decisão de publicação é tomada pelo Editor-Chefe após o recebimento de pelo menos dois pareceres de pareceristas externos com recomendações. |
5.2 O Autor é encorajado a sugerir pareceristas adequados à sua submissão, mas o Editor-Chefe e a conselho editorial reservam-se o direito de selecionar revisores diferentes. A razão para pedir aos autores que sugiram revisores é que eles estão em melhor posição para saber quem é um especialista na área. Além disso, os pareceristas sugeridos podem ser adequados para outros artigos sobre o mesmo tema. Portanto, a obtenção desses nomes pode ajudar a editoria a garantir que os pareceristas são pessoas adequadas para dar pareceres a todos os artigos submetidos. |
5.3 A revista utiliza a revisão por pares duplo-cego (nem os autores nem os revisores conhecem a identidade um do outro) para evitar vieses. |
5.4 Após o recebimento de pelo menos dois pareceres, o Editor-Chefe tomará uma decisão de (1) aceitar, (2) poucas revisões obrigatórias, (3) muitas revisões obrigatórias ou (4) rejeitar. Os motivos da decisão serão comunicados aos autores. |
5.5 No caso de um artigo receber dois pareceres com muitas revisões obrigatórias sugeridas ou um parecer no qual muitos ajustes são requeridos, a critérios do editor, o artigo poderá ser enviado a uma segunda rodada de avaliação. |
5.6 Quando a decisão determina que haja revisões obrigatórias, mas o(s) autor(es) não revisa(m) seus artigos satisfatoriamente de acordo com as recomendações dos pareceristas, o Editor-Chefe reserva-se o direito de rejeitar o artigo. Quando os artigos revisados são recebidos, eles serão enviados para revisão adicional ou o Editor-Chefe tomará uma decisão dependendo do nível de revisão solicitado. |
5.7 Realizada a diagramação do artigo revisto pelo autor, o artigo é enviado ao revisor de metadados que fará a conferência de padronização do resumo do artigo e elaborará instruções ao autor caso seja necessário. Nesta etapa, outros ajustes poderão ser solicitados pelo Editor-Chefe da revista. Esta versão diagramada com comentários do revisor de metadados e/ou do Editor é enviada ao autor para que ele faça a leitura de prova e os ajustes finais no texto. |
5.8 Recebida a versão aprovada e ajustada pelo autor, no prazo estipulado pelo editor, o artigo é aprovado para publicação. |
5.9 O período médio entre a submissão de um artigo, a revisão por pares e a publicação é de 24 semanas e o período entre a submissão e a publicação em um número quadrimestral da revista não é superior a 16 semanas. O Editor-Chefe envida todos os esforços para minimizar o tempo desde a submissão até a primeira decisão. |
5.10 As diretrizes para revisores são públicas e podem ser encontradas aqui: About the Journal | Travessias |
6.RECURSO DO AUTOR |
O Autor tem o direito de recorrer da decisão de reprovação do artigo se considerar que a decisão foi tomada incorretamente. Para recorrer da decisão, o autor deve enviar um e-mail à revista, explicando as razões pelas quais o autor acredita que a decisão foi errada. O recurso será apreciado por um membro do Conselho Editorial que não tenha participado da decisão original (indicado conjuntamente pelo Editor-Chefe e pela Editora). Há apenas uma chance de recorrer, por isso é muito importante que o autor explique claramente a justificativa para fazer um recurso. |
7. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES (ARQUIVOS) |
A revista pode aceitar arquivos suplementares que respaldem o artigo submetido. Arquivos complementares devem ser enviados durante o processo de submissão do artigo. Eles não serão formalmente avaliados, mas será considerado se eles são necessários no artigo, se forem serão publicados. |
Nota: o autor assume total responsabilidade pelo conteúdo de quaisquer arquivos suplementares, e a isenção de responsabilidade sobre as informações suplementares deve declarar claramente que não foi formalmente avaliada. |
8. COMPARTILHAMENTO DE DADOS |
Todos os pesquisadores são incentivados a arquivar e compartilhar seus dados. Vários financiadores de bolsas agora exigem isso, e também acreditamos que isso beneficia a pesquisa, permitindo que outros pesquisadores reutilizem e reinterpretem dados para o benefício de todos. O corpo editorial encoraja todos os autores a disponibilizarem seus dados em repositórios adequados (por exemplo, FigShare ou outro repositório similar), onde o item será arquivado com segurança e receberá um número de referência único (DOI ou similar), para que possa ser citado nos artigos dos autores. |
9. LICENÇAS |
O Autor é responsável por obter licença para reproduzir qualquer coisa (por exemplo, figuras, tabelas, textos) que tenha sido previamente publicada ou criada por outra pessoa. A pedido do Escritório Editorial ou Editora, o Autor deve ser capaz de fornecer provas de tal permissão. |
10. CONFLITO DE INTERESSES |
10.1 Um Conflito de Interesses é definido como uma situação em que relacionamentos pessoais (por exemplo, amigos, colegas ou familiares), relações comerciais (por exemplo, trabalhar em uma empresa concorrente) ou influências financeiras (por exemplo, financiamento) afetarão o julgamento de qualquer pessoa durante a publicação da revista. |
10.2 O Autor é obrigado a declarar qualquer Conflito de Interesse (COI) que possa ter afetado sua pesquisa (por exemplo, financiamento) ou decisão de submeter à revista em nota de rodapé logo após o título do artigo e ao Editor-Chefe em forma de comentário ao editor no ato de submissão do artigo. |
10.3 Os revisores são obrigados a declarar se têm algum Conflito de Interesses (COI) que possa afetar seu julgamento de qualquer artigo que revisem. O COI não impede a avaliação do artigo, mas deve ser declarado ao Editor-Chefe assim que for conhecido. |
10.4 Os editores estão excluídos de qualquer decisão de publicação na qual possam ter um Conflito de Interesses (COI). Por exemplo, se um artigo de um colega do Editor-Chefe for submetido à revista, a revisão por pares e todas as decisões editoriais serão gerenciadas por outro editor. |
11. PLÁGIO E VIOLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS |
O Autor é responsável por garantir que seu trabalho seja único e que reconheça plenamente a fonte de qualquer conteúdo que não seja inteiramente dos Autores. A revista verificará os artigos quanto a plágio (ou seja, reproduzir qualquer conteúdo sem atribuição e permissão) usando software como o CopySpider e considera a inclusão de conteúdo plagiado como má conduta do Autor. |
12. INDEPENDÊNCIA EDITORIAL |
Os editores têm o direito de selecionar quais artigos considerar para publicação e quais aceitar e/ou rejeitar sem influência da Editora ou de outros órgãos externos. |
13. RESPONSABILIDADES EDITORIAIS |
Os editores da revista têm o dever de tratar todas as submissões confidencialmente e garantir que os julgamentos sejam feitos sem vieses e em tempo hábil. As decisões sobre quais artigos serão publicados são de responsabilidade dos editores, que também têm a responsabilidade de não desprestigiar a revista (por aceitar conscientemente artigos de má qualidade ou antiéticos ou por não cumprir as Políticas da Revista). A nomeação do Conselho Editorial é dever do Editor-Chefe. |
14. RESPONSABILIDADES DA EDITORA |
A Editora da revista tem o dever de garantir que a revista atenda aos padrões internacionais com relação à tecnologia, arquivamento, proteção de dados e políticas éticas. |
15. ACESSO ABERTO |
15.1 A revista Travessias é publicada em Acesso Aberto sob uma licença CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista. O Acesso Aberto permite o compartilhamento irrestrito de informações acadêmicas e ajuda a promover o conhecimento em todo o mundo. |
15.2 A Travessias apoia o Acesso Aberto como um meio equitativo de garantir que a pesquisa acadêmica, geralmente financiada por instituições públicas, seja disponibilizada a todos. |
15.3 As publicações em Acesso Aberto têm maior probabilidade de serem descobertas, lidas, citadas e usadas para pesquisas futuras do que aquelas publicadas em revistas fechadas. A revista acredita que isso é do melhor interesse dos autores e de suas instituições, bem como para que a própria revista disponibilize todo o conteúdo gratuitamente e seja reutilizável. |
15.4 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Travessias o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista |
16. TAXAS E ENCARGOS |
16.1 A Travessias é de propriedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Cascavel, Paraná, Brasil). |
16.2 A Travessias funciona como revista de acesso aberto, o processo é totalmente gratuito para autores e leitores. Todas as taxas de publicação são cobertas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Cascavel, Paraná, Brasil). |
17. CORREÇÕES |
17.1 Caso um erro seja descoberto após a publicação, este será corrigido por uma errata, retratação ou correção on-line (datada). O Autor e o Leitor são encorajados a informar a editora e o Editor-Chefe se houver algo que deva ser corrigido. |
17.2 Os erros relatados serão investigados pela editora e Editor-Chefe e discutidos com o Autor. A devida correção será feita após essa consulta. |
17.3 Os artigos serão retirados se houver evidências de pesquisa antiética, dados não confiáveis, má conduta ou plágio, ou se houver erros suficientes para invalidar o artigo. |
18. MÁ CONDUTA |
A Travessias segue as recomendações e políticas do Committee on Publication Ethics (COPE) em relação às políticas éticas e de tratamento de má conduta. A má conduta inclui falsificação de dados, plágio de obras alheias e quebra de confidencialidade. Cada caso será analisado pela Editora e pelo Editor-Chefe. |
19. RECLAMAÇÕES |
Quando o Autor, Revisor, Leitor ou outra pessoa tiver uma reclamação contra a revista Travessias ou editores, o reclamante deve falar diretamente com a Editora em primeira instância. Sempre que possível, a reclamação será tratada pela editora ou editora relevante. Quando uma resolução não for satisfatória, ela será passada para uma pessoa mais experiente para resolução. |
20. DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE |
A Redação da Travessias respeita sua privacidade e fará todos os esforços razoáveis para proteger seus dados pessoais. Esta Política de Privacidade descreve que informações, quais dados pessoais coletamos, por que os coletamos e o que fazemos com eles. Em cumprimento à Lei nº 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), fica designado, por meio da Portaria nº 873/2021-GRE, o Encarregado pelo Tratamento dos Dados Pessoais da Unioeste, em cumprimento à Resolução nº 013/2021-CGE. Link https://www.unioeste.br/portal/transparencia-lgpd |
20.1. Informações pessoais |
Ao usar nosso site, você pode ser solicitado a fornecer informações pessoais (nome, endereço, e-mail, etc.). Usaremos essas informações para administrar os processos de publicação on-line e as bases de dados da revista. Garantimos que todas as informações pessoais fornecidas são mantidas de forma segura. |
20.2 Que dados recolhemos |
Normalmente, coletamos os seguintes dados pessoais de indivíduos quando eles se registram como usuário no site da revista Travessias: Nome, Sobrenome, E-mail, Afiliação, País, Detalhes da conta de usuário (nome de usuário), ORCID (como o link para o perfil público do pesquisador no https://orcid.org/). |
20.3 Por que os dados são coletados |
Esses dados são coletados para permitir que um indivíduo se registre como autor, revisor ou editor da revista. Isso permite que o indivíduo faça login no software da revista e participe do processo de submissão, revisão e/ou editoração da revista (quando aplicável). |
20.4. Como os dados são coletados |
20.4.1. Através de formulários online em nosso site. Quando você preenche o formulário de registro de usuário ou insira seus detalhes em uma caixa de texto. Todas essas informações requerem uma ação direta de você naquele momento para que possamos recebê-las. |
20.4.1.2. Quando você nos dá permissão por escrito ou oral. Você pode nos dar permissão por escrito (por exemplo, por e-mail) ou oral (por exemplo, por telefone ou pessoalmente) para que configuremos uma conta em seu nome. |
20.5. Como os dados são armazenados |
20.5.1. Se você se registrar como usuário, seus dados pessoais serão armazenados em um banco de dados em nosso servidor. Todos os seus dados pessoais serão acessíveis pelo Projeto Saber (unioeste.br), que leva a sério a segurança deste banco de dados. |
20.5.2. Os Editores da Travessias têm acesso ao seu endereço de e-mail, nome e ID de Usuário através do site, para cumprir o papel Editorial e gerenciar o processo de publicação (incluindo, mas não limitado à seleção de revisores, convite para submissões de autores registrados, criação de contas de usuário em nome de um revisor ou autor caso a permissão tenha sido dada). |
20.5.3. Um terceiro terá acesso ao banco de dados somente quando estritamente necessário para a manutenção ou desenvolvimento do site e apenas durante a duração do projeto. Levamos sua privacidade muito a sério e tomamos medidas ativas para garantir que o acesso seja fornecido com segurança. |
20.6. Como os dados são utilizados |
Os nomes, e-mails e endereços inseridos neste site da revista serão usados exclusivamente para os fins declarados desta revista on-line de acesso aberto, e não serão disponibilizados para qualquer outra finalidade ou para qualquer outra parte. |
20.6. Notificações por e-mail |
20.6.1. Se você for um usuário registrado, receberá notificações automáticas por e-mail do software da revista sobre os processos de submissão ou revisão nos quais eles estão envolvidos. |
20.6.2. Se você é um usuário registrado que optou ativamente pela função de revisor (uma caixa de seleção de múltipla escolha no formulário de registro), você pode receber solicitações de revisão por e-mail da equipe editorial quando um artigo tiver sido submetido em sua área de especialização. |
20.6.3. Os artigos serão publicados com endereço para correspondência (e-mail) do autor para correspondência. |
20.7. E-mails Diretos |
20.7.1. Em raras ocasiões, os Editores poderão entrar em contato com usuários registrados que não tenham optado pela função de Revisor para convidá-los a se cadastrarem como revisor, caso um artigo tenha sido submetido em sua área de atuação e não houver revisor registrado apropriado. |
20.7.2. A qualquer usuário registrado poderá ser enviado e-mails diretamente pela equipe de produção da revista, equipe de suporte técnico ou Editores, quando necessário para fornecer acesso à sua conta ou para concluir o processo de submissão e publicação (por exemplo, se houver problemas técnicos com o site). |
20.8 Dados sobre os pareceristas |
Uma vez terminado o volume quadrimestral, os nomes completos e filiações dos pareceristas que colaboraram com a revista durante o ano serão publicados no site da revista em reconhecimento de seu valioso trabalho para a Travessias. |
20.9. Por quanto tempo os dados são mantidos |
As informações pessoais só serão retidas pelo tempo permitido pelas leis aplicáveis. Assim que não precisarmos mais reter suas informações pessoais, elas serão excluídas com segurança. Você pode verificar os detalhes que você enviou para a Travessias em contato com nossa equipe de suporte: projeto.saber@unioeste.br. Você também pode entrar em contato conosco pelo mesmo método para alterar, corrigir ou excluir suas informações pessoais sobre seu perfil a qualquer momento. Você pode atualizar seus dados a qualquer momento entrando em contato com nossa equipe de suporte |
21. Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos |
Quando o artigo relatar pesquisa realizada em instituição onde existe um Comitê Institucional de Ética em Pesquisa com seres humanos que exija do pesquisador permissão para realização da pesquisa divulgada no artigo, a permissão deverá ser informada em de rodapé na seção de metodologia do referido artigo. |