FIOS DE TEMPORALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Cristiane Elvira de Assis Oliveira
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Temporalidades, Crianças, Cotidiano.

Resumo

Este texto teve como objetivo narrar o olhar/sentir das professoras da Educação Infantil, participantes na/da pesquisa de Mestrado em Educação de uma Universidade Federal, a respeito das temporalidades de crianças de uma escola de educação em tempo integral. A noção de temporalidade se refere às maneiras como as crianças da Educação Infantil experienciavam o tempo no cotidiano escolar. Na tessitura dessa pesquisa, foi utilizado como perspectiva teórico-político-epistemológico-metodológica (OLIVEIRA; SGARBI, 2008) a pesquisa no/do/com o cotidiano. Pôde-se perceber na pesquisa com as professoras que estas demonstravam sensibilidade e respeito pela temporalidade de cada criança, visualizando outras formas das crianças experienciarem o tempo no cotidiano escolar. Faz-se importante que as professoras dialoguem a respeito das temporalidades de crianças e tenham sensibilidade com a forma pela qual a criança lida com o tempo na escola. Dessa forma, a criança expressará seu tempo e será possível problematizar a organização do tempo escolar, podendo, assim, experienciar outras práticas cotidianas.

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Publicado

03-08-2014

Como Citar

OLIVEIRA, C. E. de A. FIOS DE TEMPORALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 1, p. e10274, 2014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10274. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO