O ANTICRISTO, DE LARS VON TRIER: SIMBOLOGIAS E LEITURAS
Resumo
Neste artigo trabalharemos alguns símbolos presentes na obra fílmica Anticristo de Lars Von Trier. Iniciaremos o trabalho destacando a personagem interpretada pela atriz Charlotte Gainsbourg, enquanto pesquisadora, mãe e esposa, transformada, pela perda de seu filho, em uma figura curiosa e “insana”. Embora seu marido, personagem de Willem Defoe, participe em toda a história, este se apresenta como mero joguete das atitudes de sua mulher, não sendo profundamente estudado neste trabalho. Observaremos os paradoxos apresentados no filme como o mal vs. bem, homem vs. mulher, racional vs. emocional. A análise da obra se dará pelo viés técnico (de acordo com o Manifesto Dogma 95, fundado pelo diretor do filme); filosófico, através de Nietzsche; tautológico, através de Philippe Áries; psicanalítico, com Freud e Marcuse; e simbológico (Gnose, Mitologia Hindu, Lendas chinesas, Mitologia Nórdica). Há, no filme três importantes divisões: Um prólogo, o epílogo e o Éden (subdividido em outras quatro partes: A dor, o luto, o desespero e os três mendigos). Também iremos destacar “Os três mendigos” compreendendo a simbologia destes que aparecem na forma de animais: um veado, uma raposa e um corvo. Outro ponto relevante a ser percebido neste texto será a culpa, responsável pelas atitudes da personagem protagonista da história, possível motivo por algumas atitudes dela no transcorrer da narrativa.
Downloads
Publicado
19-12-2014
Como Citar
SOERENSEN, C.; CORDEIRO, P. de P. O ANTICRISTO, DE LARS VON TRIER: SIMBOLOGIAS E LEITURAS. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 3, 2014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10728. Acesso em: 19 maio. 2022.
Edição
Seção
ARTE E COMUNICAÇÃO
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.