AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E AS PRÁTICAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL

Autores

  • Luiz Bosco Sardinha Machado Júnior
  • Flávia Soares Paiva
  • Shirley Maria Vicentin
  • Aline Francielly Santos
  • Francielle Inocência Oliveira
  • Joice Aparecida Silva
  • Marina Cizoto Bozzo
  • Sabrina Rissonio

Palavras-chave:

psicologia escolar/educacional – dificuldades de aprendizagem – práticas em psicologia

Resumo

Uma das principais preocupações da psicologia escolar/educacional são as dificuldades ou problemas de aprendizagem. Não é um campo de atuação e estudos simples, apresentando dificuldades desde sua conceituação até os discursos medicalizantes e biologizantes que o permeiam no século XXI. Nosso trabalho de pesquisa bibliográfica tem como base uma perspectiva crítica, que se volta não somente ao indivíduo, mas também à instituição escolar e ao contexto no qual ela se encontra. Procuramos falar sobre as dificuldades de aprendizagem, com particular ênfase ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, e apontar possibilidades quanto a postura a ser adotada pelo profissional de psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2015

Como Citar

MACHADO JÚNIOR, L. B. S.; PAIVA, F. S.; VICENTIN, S. M.; SANTOS, A. F.; OLIVEIRA, F. I.; SILVA, J. A.; BOZZO, M. C.; RISSONIO, S. AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E AS PRÁTICAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL. Travessias, Cascavel, v. 9, n. 1, p. e11258, 2015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/11258. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO