AS RELAÇÕES DIALÓGICAS PRESENTES NOS DISCURSOS MOBILIZADOS NA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE UM WEBJORNAL LABORATÓRIO
Palavras-chave:
Dialogismo, Enunciado concreto, Projeto enunciativo, Análise Dialógica do Discurso – ADD.Resumo
Partindo dos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso ADD, pretende-se neste estudo, investigar as relações dialógicas presentes nos discursos mobilizados na construção de um webjornal laboratório, produzido como mobilização de multiletramentos e extensão em uma universidade pública do município de Bagé-RS, por uma comunidade organizada sob a ideia de colaboração. A comunidade em foco é composta, principalmente, por estudantes do Curso de Letras. Como referencial teórico, são adotados os postulados de Bakhtin sobre dialogismo, discurso e enunciação. Os resultados do estudo apontam para o fato de que todo projeto enunciativo comunica, revelando diversos discursos a ele inerentes. A disposição dos elementos em uma página, as cores escolhidas, as figuras etc. nada é por acaso. Porém, para compreendermos os discursos de cada projeto enunciativo, devemos olhá-lo em seu contexto de comunicação.
Downloads
Publicado
14-08-2015
Como Citar
GUIMARÃES, F. T. B.; OLIVEIRA, V. O. de. AS RELAÇÕES DIALÓGICAS PRESENTES NOS DISCURSOS MOBILIZADOS NA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE UM WEBJORNAL LABORATÓRIO. Travessias, Cascavel, v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/11592. Acesso em: 25 maio. 2022.
Edição
Seção
LINGUAGEM
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.