PÓS-MÉTODO: O IMPORTANTE PAPEL DA REFLEXÃO DO PROFESSOR NAS ESCOLHAS EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
PÓS-MÉTODO, PROFESSOR REFLEXIVO, PEDAGOGIA CRÍTICA.Resumo
PARTINDO DA CONCEITUAÇÃO DOS TERMOS ABORDAGEM, MÉTODO E TÉCNICAS COMO TERMOS UTILIZADOS PARA DESCREVER AS ATIVIDADES EM QUE OS PROFESSORES ESTÃO ENGAJADOS E AS CRENÇAS QUE ELES POSSUEM. PAUTO ESTE ESTUDO EM ANTHONY (1963:63) ENTENDENDO QUE A DISPOSIÇÃO DOS TERMOS É HIERÁRQUICA E SUA CHAVE ORGANIZACIONAL NOS FAZ ENTENDER QUE A TÉCNICA É A REALIZAÇÃO DE UM MÉTODO, E QUE ESTE DEVE SER CONSISTENTE EM RELAÇÃO À ABORDAGEM. OS TRÊS CONCEITOS SERÃO EXPLORADOS NO TEXTO A SEGUIR COM O INTUITO DE DEFENDER O USO/ACESSO POR PARTE DO PROFESSOR DE UM PÓS-MÉTODO, FRUTO DE ESCOLHAS REFLEXIVAS E DECISÕES CONSCIENTES PARA TRAÇAR O COMO REALIZAR AS PRÁTICAS DE SALA DE AULA. TRATA-SE DE UM ENSAIO TEÓRICO QUE DISCUTE CONCEITOS CHAVE PARA PRÁTICAS DOCENTES MAIS CRÍTICAS E EMANCIPADAS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.