LENTES, REGISTROS, SIGNOS SOCIAIS: A VISÃO DE PRISÃO E DE DETENTOS, CRISTALIZADA A PARTIR DE IMAGENS DA REBELIÃO
Resumo
O crescente avanço tecnológico possibilitou um acelerado desenvolvimento em diversos setores da vida humana, assim como, interferiu na modalidade de como se usa e se faz fotografia nos dias atuais. A fotografia, paulatinamente, saiu dos álbuns familiares e tem se tornado importante composição na arte de comunicar, tendo em vista sua capacidade de retratar momentos da realidade. Trata este artigo de observar que as inúmeras imagens que nos são colocadas em contato necessitam ser analisadas para que possamos perceber como tais representações do real, construídas por palavras e imagens, veem sendo apresentadas por determinados grupos sociais a outros grupos. Assim, outro objetivo deste artigo é apresentar uma breve historia da fotografia enquanto produto linguístico e social, bem como, analisar algumas fotografias amplamente divulgadas pela internet durante a rebelião ocorrida na Penitenciária Estadual de Cascavel/PR, observando a perspectiva do olhar que a sociedade tem da prisão e dos sentenciados. Metodologicamente, a pesquisa se apresenta como uma pesquisa qualitativa, de tipo bibliográfica, que traz autores como Corrêa (2013), Freund (2011), Morin (2011), Borges (2010, 2003), Canabarro (2005), Barthes(1989), dentre outros.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.