A construção de uma Sequência Didática do gênero discursivo lenda com uso das TICs para desenvolver letramentos no Ensino Fundamental

Autores

  • Madalena Benazzi Meotti
  • Greice da Silva Castela

Palavras-chave:

sequência didática, gênero discursivo lenda, tecnologias de informação e comunicação, letramentos, ensino fundamental.

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar uma Sequência Didática (SD) do gênero discursivo lenda para alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Essa SD é voltada para desenvolver a leitura e a escrita e integra recursos das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – Tics e de Multiletramentos, possibilitando novas formas de circulação desse gênero, por meio da internet. Esse material pedagógico integra a dissertação, que estamos desenvolvendo no programa de Mestrado Profissional Em Letras (PROFLETRAS) na Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel. A tecnologia é vista como elemento que contribuirá para que esse processo se torne significativo e realmente se efetive, sendo atrativo para os alunos que convivem em seu cotidiano com as TICS. Utilizamos como embasamento teórico autores como BAKHTIN (2003), ROJO E MOURA (2012), CHARTIER (1999), DOLZ E SCHENEWLY (2004), SOARES (2000), MARCUSCHI (2005), entre outros. Esperamos colaborar para que outros docentes se sintam estimulados a desenvolverem e aplicarem em suas aulas esse tipo de proposta pedagógica na perspectiva teórica adotada e apresentada nesse artigo.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 4.ed.SP: Martins Fontes, 2003.

BRAIT, Beth. (org.) Bakhtin:Conceitos-chave. 5.ed.SP: Contexto, 2014.

CASTELA, Greice da Silva. A Leitura e a Didatização do (hiper)texto Eletrônico no Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Tese de Doutorado. Rio de Janeiro, UFRJ, 2009.

DIAS, Reinildes. Web Quests: Tecnologias, multiletramentos e a formação do professor de inglês para a era do ciberespaço. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, 2012.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências Didáticas para o oral e escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEWULY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

LEMKE, J. L. Letramento Multimidiático: transformando significados e mídias. Revista Trabalhos em Linguística Aplicada, vol.49, n.2, SP, jul/dez. 2010.Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132010000200009escript=sci_arttext. Acesso em:15 ago.2015.

MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadores com apoio de Tecnologias. In: MORAN, J, Manuel, Marcos. T. Maseto, Marilda A. Behrens. Novas Tecnologias e mediação Pedagógica. 21. ed. Campinas/SP: Papirus, 2013.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Orgs). Multiletramentos na escola. SP: Parábola, 2012.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos escola e inclusão social. SP: Parábola, 2009.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SWIDERSKI, R. M. S.; COSTA-HÜBES, T.C. Abordagem Sociointeracionista e Sequência Didática: Relato de Experiência. In: Línguas & Letras. UNIOESTE, V.10, nº 18. 2009.

Downloads

Publicado

02-06-2016

Como Citar

BENAZZI MEOTTI, M.; CASTELA, G. da S. A construção de uma Sequência Didática do gênero discursivo lenda com uso das TICs para desenvolver letramentos no Ensino Fundamental. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 1, p. 33–56, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/13744. Acesso em: 27 jan. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: TIC, MULTILETRAMENTOS, SUPORTES E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS APLICADOS AO ENSINO DE LÍNG. PORTUGUESA