Percepção dos professores de física na educação de jovens e adultos acerca do interesse discente pelas aulas

Autores

  • Wilson Leandro Krummenauer
  • Clovis Milton Duval Wannmacher
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Ensino de física, educação de jovens e adultos, desinteresse.

Resumo

O presente artigo é oriundo dos resultados de uma pesquisa fenomenológica qualitativa realizada com dezesseis docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de duas cidades da região do Vale do Rio dos Sinos no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como principal objetivo identificar a percepção que os professores têm acerca do interesse dos alunos nas aulas de física. A coleta de dados ocorreu através de questionários estruturados aplicados aos docentes, sendo realizada uma Análise Textual Discursiva do material coletado. Os resultados indicam que 69% dos professores percebem os alunos desmotivados e sem interesse pelas aulas de física. A maioria dos pesquisados admite utilizar a mesma metodologia empregada nas aulas do ensino regular nas aulas da EJA, bem como utilizam os mesmos instrumentos de avaliação. Aqueles que consideram o aluno desinteressado atribuem o desinteresse ao cansaço e à falta de base matemática, já os que consideram o aluno interessado atribuem o interesse às aulas contextualizadas e atrativas.

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Publicado

29-06-2016

Como Citar

KRUMMENAUER, W. L.; WANNMACHER, C. M. D. Percepção dos professores de física na educação de jovens e adultos acerca do interesse discente pelas aulas. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 1, p. e13852, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/13852. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO