Teoria da complexidade como facilitador de diálogo entre os saberes
Palavras-chave:
Educação. Conhecimento. Fragmentação. Complexidade.Resumo
A educação atualmente encontra-se fragilizada, tendo como referência a fragmentação dos conhecimentos. Partindo dessa base, indagamos o seguinte: Como superar essa fragmentação de conhecimentos que a educação vem sofrendo na contemporaneidade? Em busca de soluções a esse questionamento, utilizamos uma pesquisa teórica bibliográfica que é essencial a qualquer tipo de estudo, a partir de duas obras de Edgar Morin: Os sete saberes necessários a educação do futuro (2000) e a Educação e a complexidade do ser e do saber (2011). A transdiciplinaridade prega a união dos conhecimentos fazendo com que a humanidade não seja vítima da individualização imposta pela própria sociedade. A educação de forma direta ou indiretamente é responsável pelos fatos e acontecimentos da sociedade, dessa forma, cabe aos educadores inovarem suas práticas pedagógicas, facilitando assim o desenvolvimento do espírito crítico dos cidadãos, esquecendo os valores tradicionais e buscando cada vez mais a atualização das informações a serem passadas posteriormente. A educação precisa de uma resposta rápida e corajosa para essa atualidade, onde a incerteza predomina, dando espaço a desconstrução de um ser completo.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à prática educativa. 25ª Edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro 4ª Edição. São Paulo: Cortez, 2001.
OLBRZYMEK, M. R. O despertar da inteireza: recriando o ser, o saber e o fazer (a educação numa abordagem holística). Blumenau: Editora da Asselvi/Nova Letra, 2001.
PETRAGLIA, Isabel. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 12ª Edição. Petrópolis: Vozes, 2011.
POURTOIS, J.P. DESMET, H. A educação pós-moderna São Paulo, Loyola 1997.
XAVIER, Antônio Carlos. Como fazer e Apresentar Trabalhos Científicos em Eventos Acadêmicos. Recife: Rêspel, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.