Remição pela leitura e práticas de letramento: uma relação interdependente rumo à libertação

Autores

  • Jéssyca Finantes do Carmo Bózio
  • Beatriz Helena Dal Molin
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Projeto Remição pela Leitura, Letramento, educação prisional

Resumo

Os temas Letramento e Educação Prisional têm sido objeto de raros estudos e, frequentemente, também de controvérsias no Brasil. Levando em consideração as diversas questões que envolvem tais discussões, como a ressocialização e a eficácia do ensino na construção do conhecimento, este artigo apresenta algumas reflexões sobre a implantação do projeto de Remição pela Leitura nos estabelecimentos prisionais, considerando o letramento, o papel e os significados que a leitura pode assumir no sistema penitenciário. Para tanto, a perspectiva teórica adotada fundamenta-se, sobretudo, nos estudos de Brasil (2012), Deleuze e Guattari (1995), Foucault (1986), Freire (2011), Kleiman (1995/2002), Rojo (2009) e Soares (1998/2003/2004). Nesse contexto de Educação Prisional, o incentivo à leitura tem sido considerado pelo poder público, assim como na educação escolar em geral, como um dos meios alternativos para a socialização do preso, tendo em vista que a leitura é fator essencial para a cidadania, independentemente de o leitor estar em situação de liberdade ou em situação prisional, pois ocupa lugar privilegiado no cotidiano, contribuindo para ampliar o conhecimento de si e do mundo, ainda que em muitos momentos a leitura seja considerada apenas como um recurso para abreviar ao detento, o tempo de permanência na reclusão. Neste sentido, as reflexões que aqui propomos objetivam reunir informações sobre o projeto de Remição pela Leitura e uma possível relação com a perspectiva do letramento. Para tanto, este artigo apresenta informações de caráter bibliográficas e exploratórias sobre ambas temáticas, a fim de proporcionar ao leitor um compêndio do cenário de tais assuntos no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em privação de liberdade nos estabelecimentos prisionais. In: Diretrizes Curriculares Nacionais gerais para a Educação Básica. Brasília, p. 306-337. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, de 19 de maio de 2010. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 maio 2010. Seção 1. p. 20.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Ed.34, 1995.

DOLLMGER, Jacimara Von. Projeto remição pela leitura. Disponível em: http://www.premiovivaleitura.org.br/projetos_uploads/21112014060239.doc. Acesso em: 12 dez.2015

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: histórias da violência nas prisões. Tradução de Ligia M. Pondé Vassalo. Petrópolis, Vozes, 1986.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KLEIMAN, Ângela (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.

KLEIMAN, Angela B. Contribuições teóricas para o desenvolvimento do leitor: teorias de leitura e ensino. In: Leitura e animação cultural: repensando a escola e a biblioteca. RÖSING, Tania M. K; BECKER, Paulo. Passo Fundo: UFP 2002.

OLIVEIRA, Ana Arlinda de. Leitura, Literatura Infantil e Doutrinação da Criança. Cuiabá-MT: EdUFMT, 2005.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. A leitura e a escrita como possibilidade de resgate da cidadania de jovens e adultos em privação de liberdade. Revista Educação e Linguagens, v.1, p. 46-59, 2012.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Escola da prisão: espaço de construção da identidade do homem aprisionado? In: ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano (org.). Educação escolar entre as grades. São Paulo: EduFSCar, 2007.

PARANÁ. Decreto-lei nº 17329 de 8 de outubro de 2012. Institui o Projeto “Remição pela Leitura” no âmbito dos Estabelecimentos Penais do Estado do Paraná. Diário Oficial Executivo [do] Paraná. ed. 8814, p.10-11, 2012.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SCARIOT, Luciana Ferreira Da Silva Moraes. Práticas de leitura, escrita e letramento na penitenciária feminina em Cuiabá-MT: a visão da professora e suas alunas. Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2013.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. 2. Ed. São Paulo: Global, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema de três gêneros. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 1998.

SOARES, Magda. O que é letramento. Entrevista concedida ao Diário do Grande ABC, São Paulo, 29 de agosto de 2003. Diário na Escola: Santo André, p. 3. Disponível em: http://www.verzeri.org.br/artigos/003.pdf. Acesso em: 12 dez. 2015.

TFOUNI, Leda Verdiane. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995. (Coleção questões da nossa época, v. 47).

Downloads

Publicado

13-09-2016

Como Citar

BÓZIO, J. F. do C.; DAL MOLIN, B. H. Remição pela leitura e práticas de letramento: uma relação interdependente rumo à libertação. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 3, p. e14480, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/14480. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO