Procedimentos de gestão da sala de aula de professores de escolas públicas

Autores

  • Fábio Luiz da Silva
  • Fabiane Tais Muzardo
  • Leila Rocha da Fonseca
  • Henrique Soares Bragamonte

Palavras-chave:

Gestão da sala de aula, indisciplina, autoridade do professor, ensino.

Resumo


O presente artigo realiza uma análise comparativa entre as práticas de gestão em sala de aula de professores de quatro realidades socioculturais diferentes: Brasil, Nova Zelândia, Grécia e Estados Unidos. O formulário aplicado divide-se em duas partes: inicialmente, os professores deveriam assinalar quais suas ações quando ocorre indisciplina em sala de aula; em sequência, deveriam se posicionar quanto às medidas tomadas quando a situação de indisciplina de mantém. Apesar de muitos pontos semelhantes, os resultados apontam que parte das ações praticadas pelos professores brasileiros pode ligar-se à pequena autoridade em sala de aula que os eles possuem na atualidade.

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Publicado

08-09-2016

Como Citar

DA SILVA, F. L.; MUZARDO, F. T.; DA FONSECA, L. R.; BRAGAMONTE, H. S. Procedimentos de gestão da sala de aula de professores de escolas públicas. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 3, p. 99–106, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/15041. Acesso em: 19 jan. 2022.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO