Processos de letramentos com aluno surdo: o caso Murilo

Autores

  • Gabriela De Moraes Chaves
  • Berenice de Moraes Chaves
  • Diovana Santos dos Santos
  • Emiliana Faria Rosa
Agências de fomento

Palavras-chave:

Escrever, libras, letramentos.

Resumo

Esta pesquisa surgiu da necessidade de entender o processo de aquisição da escrita do português através das práticas de letramento por alunos surdos os quais possuem Libras como primeira língua e como segunda, o português. O objetivo principal do presente estudo foi analisar como as práticas sociais de Letramento contribuem na construção escrita do aluno surdo a partir do gênero carta. A pesquisa foi realizada com um aluno surdo, inserido numa turma do 8º ano, de uma escola de ensino fundamental, localizada no município de Bagé- RS. Com esta pesquisa, salientamos a importância do apoio e incentivo pedagógico, familiar e escolar para que o aluno consiga ser letrado e não apenas decodificar ou codificar o código da língua portuguesa. Destaca-se, no entanto, que o nível de letramento do aluno surdo é fruto, principalmente, da sua força de vontade e dedicação em aprender o português e não dá influência do professor. Nesse sentido, a pesar de Murilo não conseguir escrever usando o gênero carta, os dados coletados por meio de uma produção escrita mostraram evidências do perfil marcado por verdades reveladas, sonhos e desejos. Os resultados aqui apresentados mostram que existe uma consciência explícita do aluno quanto a valorizar Libras, sua L1. Também apontam seu desejo de querer exercer uma profissão, a partir de ações já concretizadas, especialmente, quando revela o quanto lê e quer continuar lendo, buscando informações.

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Publicado

04-10-2016

Como Citar

CHAVES, G. D. M.; CHAVES, B. de M.; DOS SANTOS, D. S.; FARIA ROSA, E. Processos de letramentos com aluno surdo: o caso Murilo. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 3, p. e15088, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/15088. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] REFLEXÃO LINGUÍSTICA A REBOQUE DA FALTA DE REFLEXÃO SOBRE A APLIC. TEÓRICA