Arya Stark, donzela-guerreira?

Autores

  • Carlos Brito Oliveira Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA) https://orcid.org/0000-0002-6044-4135
  • Aline Batista Rodrigues Universidade Federal do Pará (UFPA)
Agências de fomento

Palavras-chave:

Literatura, Cultura, Gênero.

Resumo

Este artigo aborda em seu conteúdo uma análise sobre a personagem Arya Stark da obra literária, As crônicas de Gelo e Fogo, do autor George R.R. Martin. Para tanto, o estudo foi direcionado pelo estudo a respeito de gênero (GALVÃO, 1998), a saber, sobre a compreensão do termo donzela-guerreira e de sua importância frente às questões sociais pertinentes a vivência feminina, sobretudo na tradição literária. O propósito de analisar a personagem é de estabelecer um debate a respeito da ‘imagem’ feminina na obra, por meio de Arya e de uma comparação com a vivência da mulher na sociedade contemporânea, sendo assim, os conceitos teóricos, por meio de revisão bibliográfica sobre ethos (AMOSSY, 2014; EGGS, 2014) e da cena enunciativa (MAINGUENAU, 2014) auxiliam na constituição argumentativa para melhor compreensão dos tipos discursivos que estão no cerne social historicamente e que refletem na obra analisada. O resultado da pesquisa, a partir dos estudos da base teórica, foi convergente a elucidação da constituição social que o discurso tem frente à temática. Dessa forma, mostra-se relevante pontuar que compreender como os discursos são definidos e expressos através da literatura continua a revelar os entraves que resultam em ocasionais domínios de grupos sobre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Brito Oliveira, Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA)

Curso de pós-graduação "lato sensu" Língua Portuguesa: leitura e produção textual. Professor especialista em língua portuguesa.

Aline Batista Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Programa de pós-graduação em Letras/ UFPA. Professora Mestra em Linguística. Doutoranda em Estudos Línguisticos. Orientadora deste artigo.

Referências

AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de Si no Discurso: a construção do Ethos. 2º ed. São Paulo: Editora Contexto. 2014.

EGGS, Ekkehard. Ethos aristotélico, convicção e pragmática moderna. In_____ (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2º ed. São Paulo: Contexto. 2014.

FOUCAULT, Michael. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24º ed., São Paulo: Edições Loyola. 2014.

FUNCK, Susana. Feminismo e Utopia. Estudos Feministas, ano I, nº 1, 1993.

GALVÃO, Walnice Nogueira. A donzela-guerreira: Um estudo de gênero. São Paulo: Editora SENAC, 1998.

MAINGUENAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In_____ (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2º ed. São Paulo: Contexto. 2014.

MARTIN, George R. R.; A Dança dos Dragões. Tradução de Marcia Blasques. – São Paulo: Leya, 2012.

MARTIN, George R. R.; A Fúria dos Reis. Tradução de Jorge Candeias. – São Paulo: Leya, 2010.

MARTIN, George R. R.; A Guerra dos Tronos. Tradução de Jorge Candeias. – São Paulo: Leya, 2010.

MARTIN, George R. R.; A tormenta de Espadas. Tradução de Jorge Candeias. – São Paulo: Leya, 2011.

MARTIN, George R. R.; O festim dos Corvos. Tradução de Jorge Candeias. – São Paulo: Leya, 2012.

Downloads

Publicado

21-12-2017

Como Citar

OLIVEIRA, C. B.; RODRIGUES, A. B. Arya Stark, donzela-guerreira?. Travessias, Cascavel, v. 11, n. 3, p. e17824, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/17824. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM