A literatura e a mitologia: uma experiência nas mídias da educação a distância

Autores

  • Carlos Giovani Dutra Del Castillo Universidade Federal do Rio Grande (Furg)

Palavras-chave:

Mitologias, literatura, ambiente virtual, Moodle.

Resumo


Este artigo analisa uma experiência ministrada em um curso de extensão na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no ano de 2012, através da ferramenta online Moodle, com meios multimídia de ensino a distância. A temática do curso, objeto de discussão neste trabalho, estudou as relações entre os mitos e a literatura. A base teórica se fundamentou em estudiosos das mitologias, os principais são Mircea Eliade, Jack Goody e Joseph Campbell e nas próprias narrativas mitológicas das diversas culturas abordadas. A metodologia aplicada foi totalmente online, com os diversos instrumentos do AVA (Ambiente Virtuais de Aprendizagem) e os resultados obtidos foram satisfatórios, no que concerne à ampliação do leque de estudos culturais que os discentes do curso de Letras e a comunidade acadêmica, em geral, puderam ter acesso.

Biografia do Autor

Carlos Giovani Dutra Del Castillo, Universidade Federal do Rio Grande (Furg)

Possui Graduação (Licenciatura Plena) em Letras Português- Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2010), com dissertação voltada para a Literatura de Língua Espanhola. Trabalhou, de 2011 até 2016, como Professor Pesquisador de Literatura Hispânica no curso de Espanhol, no Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Possui proficiência na língua espanhola, por ter estudado no Uruguai, até o equivalente ao Ensino Médio. Atuou como pesquisador Cnpq nas seguintes áreas: teoria da poesia, poesia latino-americana da alta modernidade e literatura contemporânea hispânica. Foi orientador de estágio e orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no curso de Espanhol a Distância. Doutorando em História da Literatura, desde 2015, com pesquisa voltada para a Literatura Espanhola, com foco no estudo do gênero dramático espanhol.

Referências

BAUDELAIRE, Charles. Salão de 1859 – Cartas ao Diretor da Revue Française. In: ______. Poesia e Prosa. Org. Ivo Barroso. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. P. 795-850.

BEHAR, Patricia Alejandra. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CAMPBELL, Joseph. Mito e transformação. São Paulo: Ágora, 2008.

______. As transformações do mito através do tempo; tradução Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix, 2015.

COMMELIN, P. Nova Mitologia Grega e Romana. Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint, 1983.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva,1986.

FRANCHINI, A. S; SEGANFREDO, Carmen. As melhores histórias da mitologia egípcia. Porto Alegre: L&PM, 2008.

GOODY, Jack. O mito, o ritual e o oral; tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

HAMILTON, Edith. Mitologia. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

HELFT, Claude et al. Explorando as mitologias de todo o mundo. São Paulo: Arx, 2005.

SEGANFREDO, Carmen Alenice. As melhores histórias da mitologia nórdica. São Paulo: Artes e ofícios, 2004.

ZIMMER, Heinrich. Mitos e símbolos na arte e civilização da Índia. São Paulo: Palas Athena, 1989.

Downloads

Publicado

07-12-2017

Como Citar

DEL CASTILLO, C. G. D. A literatura e a mitologia: uma experiência nas mídias da educação a distância. Travessias, Cascavel, v. 11, n. 3, p. 178–189, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/17957. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: LITERATURA E MULTIMEIOS