Livros e leitura em Resident Evil 4 (2005)

Autores

  • Adriana Falqueto Lemos Instituto Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Resident Evil 4, videogames, leitura, representações.

Resumo


Pensando o jogo Resident Evil 4 (2005) como objeto cultural e suporte textual em interface com os estudos culturais e textuais, investiga-se como a leitura e os livros se manifestam materialmente a partir de práticas e representações dentro do jogo. Para que tal análise seja levada a turno, são utilizados teóricos que versam sobre a história cultural da leitura e dos textos, como Roger Chartier e Márcia Abreu. Observa-se que, como objetos culturais, os videogames comportam representações de práticas sociais do mundo real sensível e que, em Resident Evil 4 (2005), a leitura é uma prática idealizada e os livros são bens possuídos por classes sociais privilegiadas.

Biografia do Autor

Adriana Falqueto Lemos, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre e doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo

Referências

ABREU, Márcia. Diferentes formas de ler. Disponível em: <http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Marcia/marcia.htm>. Acesso em: 24 jul. 2015.

CAPCOM. Resident Evil 4, 2005.

CAPCOM. Resident Evil 4 Game manual for Wii, 2007.

CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Tradução Maria Manoela Galhardo. 2. ed. Portugal: Difel, 2002.

RESIDENTE Evil. Disponível em: <http://360.mmgn.com/Games/Resident-Evil-4-HD>. Acesso em: 20 out. 2017.

RESIDENTE Evil. Disponível em: <http://cubemedia.gamespy.com/cube/image/article/539/539956/resident-evil-4-20040818025738610.jpg.>. Acesso em: 20 out. 2017.

RESIDENTE Evil. Disponível em: <http://residentevil.wikia.com/House_of_the_village_chief?file=Game_2014-07-19_19-17-14-105.jpg Acesso em: 20 out. 2017.

SICART, Miguel. The Ethics of Computer Games. The MIT Press, 2011.

ZILBERMAN, Regina. Sociedade e democratização da leitura. In: BARZOTTO, Valdir Heitor (org.). Estado de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1999, pp. 31-45.

Downloads

Publicado

07-12-2017

Como Citar

LEMOS, A. F. Livros e leitura em Resident Evil 4 (2005). Travessias, Cascavel, v. 11, n. 3, p. 284–294, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/18071. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: LITERATURA E MULTIMEIOS